Retinoblastoma
O retinoblastoma, apesar de raro, é um tumor oftalmológico mais comum em crianças.
O que é retinoblastoma?
O retinoblastoma, apesar de raro, é um tumor maligno mais comum em crianças. Ele se origina nas células da retina, um tecido localizado na parte de trás do olho e que apresenta inúmeras funções importantes para visão. Geralmente é detectado em crianças com idade inferior a cinco anos, e raramente ocorre em idades mais avançadas. O retinoblastoma pode ser classificado em duas formas: hereditária, causada por uma mutação genética transmitida por um dos pais, e esporádica, sem histórico familiar identificável sendo essa a mais comum (60% e 75% dos casos).
Quais os sintomas do retinoblastoma?

Os sintomas do retinoblastoma podem variar de acordo com o estágio e a localização do tumor. Alguns sinais e sintomas comuns incluem:
- Reflexo branco na pupila, conhecido como “reflexo do olho de gato” em condições de pouca luz;
- Estrabismo (desvio dos olhos);
- Vermelhidão, inchaço ou irritação nos olhos;
- Dificuldade em enxergar ou visão turva;
- Olhos que parecem estar fora de alinhamento.
Como é feito o diagnóstico do retinoblastoma?
O exame mais importante para detecção é o exame de fundo de olho. Realizado geralmente por um oftalmologista, nesse exame ele consegue olhar com precisão a retina. Exames adicionais, como ultrassonografia ocular, tomografia óptica e ressonância magnética (RM) podem ser realizados para confirmar o diagnóstico e avaliar a extensão do tumor.
Retinoblastoma tem cura?
O retinoblastoma possui uma taxa de cura relativamente alta, sobretudo quando diagnosticado precocemente. O tratamento depende do tamanho, localização e estágio do tumor, bem como da presença de metástases. Em muitos casos, a equipe médica emprega uma abordagem multidisciplinar para o tratamento, combinando diferentes modalidades terapêuticas.
Como prevenir o retinoblastoma?
O retinoblastoma é um câncer ocular que afeta principalmente crianças. Reconhecer os sintomas precoces e procurar atendimento médico imediato é fundamental para um diagnóstico precoce e tratamento adequado. Felizmente, o retinoblastoma possui perspectivas favoráveis de cura, em especial quando detectado em estágios iniciais.
Rastreamento
O retinoblastoma pode ser detectado precocemente por meio de exames oftalmológicos de rotina em bebês e crianças. É recomendado que todas as crianças passem por uma avaliação oftalmológica completa nos primeiros anos de vida e logo na maternidade com o “teste do olhinho” que também conhecido como teste do reflexo vermelho ou teste do reflexo pupilar, é um exame simples e não invasivo realizado em recém-nascidos e bebês.
Como é feito o tratamento do retinoblastoma?
Os tratamentos comuns para o retinoblastoma incluem:

Terapia com laser
Usado para destruir pequenos tumores ou cauterizar os vasos sanguíneos que os alimentam.

Crioterapia
Envolve o congelamento dos tumores usando nitrogênio líquido.

Quimioterapia
Medicamentos anticancerígenos são administrados por via intravenosa ou diretamente no olho afetado para destruir as células cancerígenas.

Radioterapia
Usada para destruir as células tumorais ou controlar o crescimento do tumor.

Enucleação
Em casos avançados ou quando o olho não pode ser salvo, a remoção cirúrgica completa do olho afetado pode ser necessária.
Sobre a Oncologia D’Or
Criada em 2011, a Oncologia D’Or é o projeto de oncologia da Rede D’Or, a maior empresa de saúde privada da América Latina, formada por clínicas especializadas no diagnóstico e tratamento oncológico e hematológico, com padrão de qualidade internacional e que, atualmente, está presente em diversos estados brasileiros e no Distrito Federal. O trabalho da Oncologia D’Or tem por objetivo proporcionar ao paciente com câncer os mais elevados padrões de excelência médica, além de um ambiente acolhedor e suporte humanizado. A área de atuação da Oncologia D’Or conta com uma extensa rede de clínicas, um corpo clínico de médicos especializados nas áreas de oncologia, radioterapia e hematologia, além de equipes multidisciplinares que trabalham em plena atuação em todas as linhas de cuidados, seguindo os moldes mais avançados de assistência integrada, proporcionando maior agilidade no diagnóstico e mais conforto e eficiência para o tratamento completo dos pacientes.