A coluna vertebral é uma das estruturas mais delicadas do corpo humano e seu processo de formação, ainda durante a gestação, pode ser bastante complexo.
A coluna vertebral é uma das estruturas mais delicadas do corpo humano e seu processo de formação, ainda durante a gestação, pode ser bastante complexo.
Alguns pacientes podem sofrer mudanças e alterações na formação da coluna vertebral, nascendo com um tipo de espinha bífida que resulta na formação de uma bolsa membranosa que fica para fora de sua pele. Essa bolsa externa contém, geralmente, nervos, medula espinhal e líquido cefalorraquidiano e pode surgir no final da coluna vertebral, próximo ao bumbum, ou em qualquer outro ponto da espinha.
Pacientes que nascem com esse tipo de má-formação congênita recebem o diagnóstico de mielomeningocele.
Estudos indicam que a mielomeningocele pode ser desencadeada por alterações genéticas ou mesmo por deficiências de vitaminas como o ácido fólico durante a gestação.
Mulheres com diabetes ou que fazem uso de medicamentos anticonvulsivos durante a gravidez possuem chances maiores de ter um bebê com mielomeningocele.
A bolsa que surge nas costas do bebê, contendo estruturas que costumam ficar no interior da medula espinhal, é o principal sintoma de mielomeningocele.
Por se tratar de uma área muito delicada do corpo, além da bolsa característica da mielomeningocele, o paciente que nasce com essa condição também pode apresentar outros sintomas, como ausência de sensibilidade nos membros localizados abaixo da bolsa, fraqueza muscular ou incontinência urinária e fecal.
Alguns pacientes com mielomeningocele podem ter paralisia ou dificuldades de movimento nos membros inferiores.
Outras malformações nas pernas e nos pés são comuns em pacientes com mielomeningocele, assim como o desenvolvimento de hidrocefalia, uma outra condição que afeta o cérebro causando o acúmulo excessivo de líquidos no interior do crânio.
O tratamento da mielomeningocele é feito imediatamente após o nascimento do bebê, por meio de uma intervenção cirúrgica que busca remover a bolsa localizada no exterior de suas costas.
A cirurgia de mielomeningocele ajuda a evitar que os nervos, estruturas muito delicadas, sofram ainda mais danos e tragam sequelas para o restante da vida do paciente. Os tecidos localizados no interior da bolsa são inseridos de volta no corpo do paciente, sendo cobertos com pele e músculos.
No entanto, é importante ressaltar que, mesmo com a cirurgia, em alguns casos não é possível reverter a condição do paciente com mielomeningocele, fazendo com que ele volte a ter sensibilidade nos membros ou deixe de ter paralisia, por exemplo.
Ainda, é recomendado que seja feita uma avaliação do tipo de alteração que o paciente possui. Em alguns casos, não é possível tratar o paciente com cirurgia e a recomendação é que ele seja mantido com o máximo de conforto possível.
Caso a condição seja detectada ainda durante a gravidez, com ultrassonografia morfológica, é possível tentar cirurgias de correção da mielomeningocele na gestação, denominada cirurgia fetal.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.