Recomendada para gestante Não
As vacinas contra dengue são vacinas de vírus vivos atenuados, para prevenção da infecção causada pelos 4 sorotipos (DENV-1, 2 3 e 4) da dengue.
Duas vacinas dengue quadrivalentes estão licenciadas em nosso país:
Vacina Dengvaxia© (Sanofi) – Recomendada no esquema de três doses (0, 6 e 12 meses) para crianças e, adolescentes e adultos de a partir de 6 anos até no máximo 45 anos de idade que já tiveram infecção prévia confirmada pelo vírus da dengue (soropositivos) – Dengvaxia© – Sanofi.
Vacina QDENGA© (Takeda) – Recomendada no esquema de duas doses (0 e 3 meses) para crianças, adolescentes e adultos a partir de 4 anos até 60 anos de idade, independente de infecção prévia (soropositivos e soronegativos).
Ambas as vacinas são contraindicadas para gestantes, mulheres que amamentam e imunocomprometidos.
As reações adversas mais frequentemente relatadas foram: dor de cabeça, dor no local da injeção, mal-estar e mialgia.
Pessoas imunodeprimidas.
Alergia grave (anafilaxia) a algum dos componentes da vacina.
Gestantes.
Mulheres amamentando.
Para a vacina Dengvaxia, há contraindicação para pessoas sem contato prévio com o vírus da dengue (soronegativos).
Sim, necessário apresentação de pedido médico, e sorologia comprovando infecção prévia no caso da vacina Dengvaxia.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!