Este exame serve para diagnóstico e para complementar o exame físico do paciente e demais avaliações.
A Urodinâmica Completa é um tipo de exame médico que serve para diagnóstico e para complementar o exame físico do paciente e demais avaliações.
Este exame permite um amplo estudo da bexiga e de suas funções, em relação ao armazenamento e eliminação de urina, tanto em pacientes do sexo feminino como no sexo masculino.
Também conhecido por: Avaliação urodinâmica, Estudo urodinâmico, Exame urodinâmico, Teste urodinâmico, Urodinâmica completa.
A Urodinâmica Completa é um exame composto de algumas partes. Registra em gráficos tudo o que acontece com a bexiga durante o enchimento e após, durante o esvaziamento. É preciso que o paciente tente ficar o mais relaxado possível para melhores resultados do exame.
Na fase inicial (urofluxometria), será solicitado que o paciente urine em um recipiente apropriado – após ter ingerido quantidade suficiente de água. Este recipiente está colocado sobre um aparelho de fluxometria que vai mensurar o fluxo da urina e o volume urinado.
Homens irão realizar o exame em pé, e as mulheres sentadas sobre uma cadeira semelhante a um vaso sanitário habitual.
Na segunda parte do exame (cistometria), será colocada uma sonda na uretra e outra sonda pelo ânus. Essas sondas possuem sensores que serão de extrema importância na medição das pressões ( pressão na bexiga – através da sonda passada pela uretra e a pressão abdominal – pela sonda passada via retal) durante o exame.
A bexiga será preenchida por soro através da sonda. O paciente deverá informar o momento em que não conseguir mais “segurar” e precisar urinar.
Com isso são obtidas informações importantes como a pressão máxima para induzir o desejo de urinar, se o músculo da bexiga está “forte o suficiente”, dentre outras informações.
Na fase miccional, o paciente urina normalmente, até quando sentir aliviado.
Outros testes que podem fazer parte da Urodinâmica Completa, como a eletromiografia, que avalia os músculos pélvicos.
Todos os dados obtidos durante o exame são enviados a um computador, que transformará as informações em números e gráficos, que serão posteriormente avaliados e interpretados pelo médico examinador.
A Urodinâmica Completa é feita em consultório. Não necessita de anestesia nem de preparo para sua realização. Pode ser um pouco desconfortável devido ao uso das sondas, mas é indolor.
Pode haver pequenas mudanças na maneira de realização deste exame a depender do local realizado e da maneira como o médico examinador está habituado a fazer.
A Urodinâmica Completa serve para fornecer ao médico dados completos sobre o funcionamento da bexiga do paciente.
Serve para diagnóstico de condições que podem obstruir o canal da urina, como aumento da próstata nos homens, e para indicar com mais certeza se o tratamento é cirúrgico ou não.
O exame é útil também para diferenciar doenças neurológicas que podem alterar a função da bexiga de doenças da bexiga propriamente ditas.
Em mulheres, este exame é solicitado para aquelas que têm perda de urina, diferenciando as suas causas e, portanto, direcionando o tratamento mais eficaz.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.