A fundoscopia, também conhecida como oftalmoscopia ou “fundo de olho”, é um exame feito para observar estruturas da parte interna dos olhos. São elas: o nervo óptico, a retina, e as veias e artérias responsáveis pelo fluxo sanguíneo da área.
O exame serve para avaliar a situação clínica dos olhos e detectar alterações e doenças como glaucoma e câncer nos olhos. Além disso, auxilia no diagnóstico de doenças oculares e sistêmicas em recém-nascidos e serve também para acompanhar a evolução da diabetes mellitus e hipertensão arterial.
A fundoscopia é um exame não invasivo, portanto, indolor. Normalmente, é necessária a aplicação de um colírio para a dilatação da pupila do paciente. O princípio básico da fundoscopia é a projeção de uma luz intensa nos olhos que, refletida pela retina, oferece a possibilidade de visualização das estruturas.
Existem duas formas de realizar o exame. Na primeira, denominada fundoscopia direta, feita pelo clínico geral, obtém-se uma imagem aumentada quinze vezes, mas com uma cobertura mais restrita. Nesse caso, utiliza-se um aparelho portátil.Já a fundoscopia indireta é feita com equipamentos mais sofisticados e deve ser executada por um oftalmologista. Apesar da menor ampliação da imagem, é possível ver a retina de forma mais ampla.
Não existe preparo específico para a realização da fundoscopia. Porém, é recomendado que o paciente leve um acompanhante para realizar o exame, pois a visão pode ficar um pouco turva após a aplicação do colírio.
Entre em contato com nossa Central de Agendamento através por meio do telefone 3003-3020 ou do site rededor.com.br e veja a disponibilidade de realização desste exame em alguma unidade próxima a você!.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Fonte:
https://www.mdsaude.com/oftalmologia/exame-de-fundo-de-olho/
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.