A ressonância magnética do coração é um exame de imagem feito para pesquisar anormalidades na estrutura e função do órgão.
A ressonância magnética do coração é um exame de imagem feito para pesquisar anormalidades na estrutura e função do órgão. Em geral, tem papel complementar ao ecocardiograma, elevando o poder diagnóstico em situações em que sejam necessárias alterações sutis ou mais dados para ajudar na escolha da melhor conduta.
O exame é feito na máquina de ressonância magnética. Nele, o paciente deita na maca, que desliza para dentro do aparelho circular. É necessário permanecer imóvel por alguns minutos. O equipamento é seguro, com iluminação e ventilação adequadas.
A ressonância magnética funciona à base de poderosos ímãs, que criam um campo magnético que permite a composição de imagens. Por isso, é obrigatório remover objetos metálicos antes do exame.
Outro componente que melhora a qualidade das imagens da ressonância magnética são as ondas de radiofrequência emitidas pela máquina.
As imagens de alta resolução e em movimento tornam viável avaliar a função contrátil do coração (capacidade de bombear o sangue). Além disso, é possível pesquisar por pequenas anormalidades localizadas, que eventualmente podem não ser identificadas por outros tipos de exame.
A ressonância magnética permite, ainda, estudar de forma não invasiva a estrutura do coração, em busca de cicatrizes e diversas outras alterações que podem indicar a presença de doenças cardíacas. Essas condições normalmente estão associadas a sintomas como cansaço, dor no peito, palpitações e desmaios.
Médicos cardiologistas e cirurgiões são os especialistas que mais comumente solicitam este tipo de exame.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de imagem, inclusive a ressonância magnética do coração morfológico e funcional, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos:
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Ressonância Magnética do Coração Morfológico e Funcional.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3595 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3595.