O cateterismo cardíaco é utilizado para diagnóstico das mais diversas condições cardíacas, mas a razão mais comum é para avaliar dor no peito, na suspeita de angina ou infarto.
Cateterismo cardíaco, cinecoronariografia ou estudo hemodinâmico é um exame que utiliza medidas de pressões e imagens de raio-X em tempo real, após injeção de contraste, para examinar os vasos sanguíneos que irrigam o coração (artérias coronárias) e o interior do coração. O acesso ao interior do coração é feito através de um tubo longo, fino e flexível, chamado cateter, colocado por um vaso sanguíneo periférico do punho ou da região inguinal (“virilha”). O acesso a tal vaso sanguíneo periférico é obtido através de uma punção (não é realizado corte). O exame é realizado em uma sala de hemodinâmica, semelhante ao centro cirúrgico, porém com um equipamento radiológico específico.
O cateterismo cardíaco é utilizado para diagnóstico das mais diversas condições cardíacas, mas a razão mais comum é para avaliar dor no peito, na suspeita de angina ou de infarto.
É muito importante que você pergunte ao seu médico sobre a manutenção ou suspensão de parte dos remédios que você faz uso. Em geral, a metformina e seus derivados devem ser suspensos 24 a 48h antes do exame. Também pode ser necessário suspender alguns anticoagulantes. Instruções são repassadas pela enfermagem do setor nos dias anteriores ao exame.
O exame, em média, tem duração inferior a 30 minutos e é realizado mediante anestesia local (no local de acesso da punção arterial) com ou sem sedação associada (porém a utilização de sedação leve sistêmica é a rotina padronizada na Rede D’or São Luiz).
O exame pode ser efetivado como condição ambulatorial, com liberação domiciliar em até 6 horas após o término, ou, conforme condições clínicas individuais, pode ser necessário breve período de internação hospitalar.
Jejum por 8 horas, repouso prévio e estar presente com um acompanhante. É recomendável levar lista de medicações em uso, bem como últimos exames de sangue e do coração realizados, caso disponíveis.
ATENÇÃO: essas são orientações gerais. Alguns aspectos específicos podem variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmação.
O cateterismo cardíaco é considerado um exame invasivo de baixo risco. As complicações, apesar de pouco frequentes, são possíveis, inerentes a qualquer exame invasivo. Destacamos: reação alérgica ao meio de contraste, sangramento e/ou hematoma na vida de acesso, dor residual no local da punção arterial, dano aos vasos sanguíneos, arritmias cardíacas (batimento cardíaco irregular) e edema agudo pulmonar. Complicações consideradas graves, como infarto, acidente vascular cerebral (“derrame”) e morte ocorrem em taxas muito inferiores a 1% dos exames e na Rede D’Or os hospitais estão prontamente equipados para atendimento imediato.
O paciente deve estar acompanhado para alta hospitalar. A equipe de enfermagem do exame irá orientar sobre o curativo do local de punção, dependendo da região escolhida (punho ou região inguinal).
O tema do episódio do D’Or em Doses, o podcast da Rede D’Or, é debatido pelos doutores Guilherme Arruda e Cleverson Zukowski.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3445-2800 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3445-2800.