Pescoço a nuca têm o importante papel na sustentação da cabeça, permitindo seus movimentos de um lado para o outro, importante amplitude para o campo de visão.
Por isso, quando apresentamos rigidez na nuca e no pescoço, ficamos consideravelmente desconfortáveis.
Além do enrijecimento da musculatura local, a rigidez na nuca pode causar dores e perda de movimentos da cabeça, com dificuldade em virar a face de um lado a outro ou mesmo encostar o queixo no peito.
As dores causadas pela rigidez na nuca podem ser bastante intensas.
A rigidez na nuca pode ser causada por um problema muscular, como espasmo do músculo cervical que acontece depois de um entorse. Isso pode acontecer em decorrência de exercício físico praticado de forma incorreta ou mesmo posição incorreta na cama durante o sono, como travesseiro não adequado.
Até mesmo o estresse e nervosismo do dia a dia podem causar tensão muscular que afeta os cervicais causando a rigidez na nuca.
A rigidez na nuca pode estar relacionada também a distúrbios da coluna, mais especificamente vértebras cervicais, nesta região.
Por fim, a rigidez na nuca é um dos principais sintomas de meningite, inflamação que acomete a membrana protetora do cérebro e que pode causar graves consequências. Febre, dor de cabeça, tontura, náuseas, vômitos, rigidez e dores na nuca indicam sinais de meningite e deve-se procurar um médico o mais breve possível.
Para entender o que causa rigidez na nuca e obter o diagnóstico correto, o melhor a se fazer é procurar um médico.
O tratamento da rigidez na nuca pode envolver, além do uso de medicamentos, outras terapias como fisioterapia e RPG.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.