Necrose
O que é necrose?
Necrose indica morte celular ou de tecidos no organismo. Sabe-se que o processo de necrose envolve também o processo inflamatório no local.
Várias são as causas de necrose, entre elas, diminuição do aporte de sangue ou falta de oxigenação com a presença de toxinas e enzimas que levam à morte celular.
Necrose e apoptose são processos diferentes, sendo a necrose o estágio final e irreversível da célula ou conjunto de células (tecido). Apoptose é a morte de uma célula que, depois, é absorvida pelo próprio organismo. A apoptose provoca a transformação, por exemplo, na mama, após amamentação.
Chama-se apoptose a morte celular programada.
Quais os tipos de necrose?
Existem diferentes tipos de necrose:
- Necrose de coagulação: causada por isquemia, diminuição ou suspensão do aporte de sangue para determinada região. O tecido afetado tem aparência de um coágulo.
- Necrose de liquefação: o tecido danificado assume a aparência líquida. Acontece, geralmente, quando células que fazem parte do sistema nervoso são danificadas.
- Necrose caseosa: coloração branca ou amarelada, semelhante à do queijo cremoso. Resultado de lesão crônica, de longa duração.
- Necrose gordurosa: acomete tecidos gordurosos, como, por exemplo, pâncreas e tecido mamário ou pode ser resultado de uma pancreatite.
- Necrose de coagulação: resulta da exposição a toxinas bacterianas ou agente químico.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.