Mialgia é o termo médico para dor muscular. O sintoma pode aparecer em praticamente todo o corpo – uma vez que os músculos estão em quase todas as regiões. Geralmente, é resultado de estresse, esforço excessivo ou atividades físicas.
A intensidade da mialgia varia de pessoa para pessoa e tem grande chance de desaparecer com tratamentos não invasivos, como alongamentos suaves, descanso da região afetada, aplicação de gelo na área, etc.
No entanto, existem diferentes tipos de mialgia muscular. Há aquelas mais simples, que podem ser curadas em casa; outras vindas de lesões agudas, como contusões, estiramentos ou lacerações; e, a mais grave, proveniente de doenças reumáticas, como a fibromialgia.
Um especialista deve ser procurado quando a dor demorar para desaparecer ou vier acompanhada por uma erupção cutânea, febre, vermelhidão ou inchaço. Muita atenção também quando a dor é insuportável e sem causa aparente ou quando a área afetada não pode ser movimentada.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.