Formigamento
O que é formigamento?
Você sentou de pernas cruzadas e seu pé começou a apresentar uma sensação estranha, como se milhares de pequenas formigas estivessem andando por ele ao mesmo tempo? Essa sensação estranha é o chamado formigamento.
O formigamento é chamado também de ‘parestesia’.
Além da sensação de que pequenos insetos estão caminhando por uma região do corpo, o formigamento acompanha outras sensações, como a perda da força no membro ou região do corpo afetados, assim como a perda das sensações no local.
Em alguns casos, o paciente sente pode sentir uma leve dor no local afetado pelo formigamento.
Todas as pessoas podem experienciar o formigamento, em qualquer etapa da vida. A sensação de formigamento é relativamente normal e acontece em qualquer fase da vida, sendo desencadeada por motivos como o mau posicionamento do corpo, por exemplo.
No entanto, a sensação de formigamento não deve ser ignorada e pode ser um sintoma importante de diferentes condições médicas.
Quando devo me preocupar com o formigamento?
O formigamento deve ser objetivo de atenção médica em algumas circunstâncias., uma vez que ele pode ser interpretado como sendo um sintoma de diferentes condições médicas.
Os médicos recomendam que o formigamento seja investigado atentamente quando:
- o paciente apresenta muito episódios de formigamento, mesmo quando não há uma causa simples (como o mau posicionamento do corpo, por exemplo) para justificá-loar;
- o formigamento acontece com muita frequência;
- o formigamento causa uma excessiva perda de força do paciente, que pode levar a desequilíbrios do corpo;
- além da parestesia, o paciente senteacaba sentindo, ainda, dores, pontadas e ardências no local onde o formigamento acontece;
- quando o formigamento acontece em um ponto incomum do corpo, como o rosto ou somente em um dos lados do corpo;.
- há uma mudança de cor na região afetada, que pode empalidecer ou se tornar mais esbranquiçada.
Onde o formigamento pode acontecer?
De modo geral, o formigamento acontece nos membros do corpo, especialmente nas extremidades, como mãos e pés. No entanto, outras regiões do corpo estão suscetíveis a essaà sensação de formigamento.
O formigamento pode acontecer também em outras regiões do corpo, como ono rosto do paciente, podendo ser, por exemplo, um dos sintomas da paralisia de Bell.
É preciso ter muita atenção quando o formigamento atinge um dos lados do corpo, afetando mãos e pés simultaneamente. Especialmente quando acontece do lado esquerdo do corpo, esse pode ser um importante sinal de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou de infarto do miocárdio.
Quais são as causas de formigamento?
A causa mais comum de formigamento é o mau posicionamento do corpo do paciente, que acaba comprimindo os nervos ou as veias e artérias do corpo, impedindo o livre fluxo de sangue ou a transmissão de mensagens nervosas., que fazem com que o paciente sinta o formigamento.
Esse mau posicionamento pode acontecer, por:
- dormir em cima de um dos braços;
- ficar muito tempo sentado em cima dos próprios pés;
- ficar tempo excessivo em uma posição que deixe todo o peso do corpo em cima de uma pequena região.
Entre os motivos relacionados à saúde, temos:
- diabetes: em longo prazo, a diabetes não tratada pode levar a problemas circulatórios, que afetam as extremidades e causam formigamento;
- síndrome do túnel do carpo: afeta os punhos, comprimindo os nervos que fazem parte das mãos, causando formigamento como um de seus sintomas;
- hérnia de disco: compressão dos nervos presentes na medula espinhal, que pode levar ao formigamento em diferentes regiões do corpo, a depender de onde a lesão está presente;
- paralisia de Bell: tipo de paralisia que afeta um ou ambos os lados do rosto, e que pode levar à imobilidade de parte dos músculos da face;
- ansiedade e estresse: em períodos de muito estresse e ansiedade, o paciente também pode sentir formigamento na face;
- problemas cardiológicos: muitas vezes desencadeado pela má-circulação sanguínea, o formigamento pode ser um sintoma de condições como AVC ou infarto do miocárdio;
- artrite ou artrose: nessas doenças reumáticas progressivas, o paciente pode apresentar uma deformidade em suas articulações, que leva ao formigamento.
- anemia por deficiência de vitamina B12: em longo prazo, também pode levar a danos nos nervos que ocasionam o formigamento;
- falta de sais minerais como cálcio e potássio: além de levar à cãibras, pode fazer com que o paciente apresente formigamento.
Como é o diagnóstico do formigamento?
Se o formigamento não for causado por motivos temporários, como o mau posicionamento do corpo, o paciente pode consultar um médico para investigar mais a fundo as suas possíveis causas.
Alguns exames, como de sangue, podem ser solicitados, até que se feche um diagnóstico.
Como tratar o formigamento?
Massagear o local adormecido e tentar movimentá-lo pode ajudar a voltar ao normal. Mas no geral, o formigamento passa sem que o paciente tenha que fazer qualquer tipo de ação.
Ao trabalhar em uma mesma posição por um longo período, é importante lembrar de se movimentar e alongar o corpo sempre que possível.
Por sua vez, o tratamento do formigamento de longo prazo começa com a descoberta do que está causando essa sensação estranha. Ele pode envolver desde a realização de reposição de vitaminas e nutrientes, até procedimentos cirúrgicos que têm como objetivo descomprimir os nervos e as regiões do sistema nervoso afetadas e que estão desencadeando a parestesia.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Maranhão, Sergipe,Bahia e no Distrito Federal.