Você sentou de pernas cruzadas e seu pé começou a apresentar uma sensação estranha, como se milhares de pequenas formigas estivessem andando por ele ao mesmo tempo? Essa sensação estranha é o chamado formigamento.
O formigamento é chamado também de ‘parestesia’.
Além da sensação de que pequenos insetos estão caminhando por uma região do corpo, o formigamento acompanha outras sensações, como a perda da força no membro ou região do corpo afetados, assim como a perda das sensações no local.
Em alguns casos, o paciente sente pode sentir uma leve dor no local afetado pelo formigamento.
Todas as pessoas podem experienciar o formigamento, em qualquer etapa da vida. A sensação de formigamento é relativamente normal e acontece em qualquer fase da vida, sendo desencadeada por motivos como o mau posicionamento do corpo, por exemplo.
No entanto, a sensação de formigamento não deve ser ignorada e pode ser um sintoma importante de diferentes condições médicas.
O formigamento deve ser objetivo de atenção médica em algumas circunstâncias., uma vez que ele pode ser interpretado como sendo um sintoma de diferentes condições médicas.
Os médicos recomendam que o formigamento seja investigado atentamente quando:
De modo geral, o formigamento acontece nos membros do corpo, especialmente nas extremidades, como mãos e pés. No entanto, outras regiões do corpo estão suscetíveis a essaà sensação de formigamento.
O formigamento pode acontecer também em outras regiões do corpo, como ono rosto do paciente, podendo ser, por exemplo, um dos sintomas da paralisia de Bell.
É preciso ter muita atenção quando o formigamento atinge um dos lados do corpo, afetando mãos e pés simultaneamente. Especialmente quando acontece do lado esquerdo do corpo, esse pode ser um importante sinal de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou de infarto do miocárdio.
A causa mais comum de formigamento é o mau posicionamento do corpo do paciente, que acaba comprimindo os nervos ou as veias e artérias do corpo, impedindo o livre fluxo de sangue ou a transmissão de mensagens nervosas., que fazem com que o paciente sinta o formigamento.
Esse mau posicionamento pode acontecer, por:
Entre os motivos relacionados à saúde, temos:
Se o formigamento não for causado por motivos temporários, como o mau posicionamento do corpo, o paciente pode consultar um médico para investigar mais a fundo as suas possíveis causas.
Alguns exames, como de sangue, podem ser solicitados, até que se feche um diagnóstico.
Massagear o local adormecido e tentar movimentá-lo pode ajudar a voltar ao normal. Mas no geral, o formigamento passa sem que o paciente tenha que fazer qualquer tipo de ação.
Ao trabalhar em uma mesma posição por um longo período, é importante lembrar de se movimentar e alongar o corpo sempre que possível.
Por sua vez, o tratamento do formigamento de longo prazo começa com a descoberta do que está causando essa sensação estranha. Ele pode envolver desde a realização de reposição de vitaminas e nutrientes, até procedimentos cirúrgicos que têm como objetivo descomprimir os nervos e as regiões do sistema nervoso afetadas e que estão desencadeando a parestesia.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Maranhão, Sergipe,Bahia e no Distrito Federal.