Cirurgia

A cirurgia oncológica é uma das formas mais comuns do tratamento do câncer. É considerada uma das estratégias mais importantes no manejo do paciente oncológico e é frequentemente usada em conjunto com outras terapias. Basicamente ela consiste na remoção cirúrgica do tumor maligno, juntamente com o tecido circundante que pode estar comprometido pela doença.

Indicações

Cada paciente é único e a escolha da técnica utilizada varia conforme o caso. Essa escolha dependerá da localização e do tamanho do tumor, bem como de outros fatores, como o tipo do tumor, a presença de metástases, o estado clínico do paciente, a idade e as comorbidades. Dependendo desses fatores a equipe médica decidirá a melhor estratégia, existe algumas possibilidades como: cirurgia primária ou curativa, diagnóstica, de estadiamento, cirurgia citorredutora (debulking), paliativa, reconstrutora e até preventiva.

Especialistas

Um cirurgião oncológico passa por uma especialização para aprimorar suas habilidades cirúrgicas e seu conhecimento em oncologia. A importância de um profissional especializado consiste no fato de ele ter o conhecimento detalhado da história natural dos tumores, da destreza cirúrgica, da importância do estadiamento do tumor e de poder estabelecer um planejamento terapêutico adequado para cada paciente.

Houve um grande progresso nas técnicas cirúrgicas ao longo dos anos e isso têm proporcionado resultados cada vez melhores e com cirurgias mais conservadoras.

Além da cirurgia tradicional, conhecida como cirurgia aberta, hoje podemos lançar mão de técnicas assistidas por vídeo, mais comumente chamada de laparoscopia e cirurgias assistidas por robô, cirurgia robótica.

Benefícios da Cirurgia Robótica

Procedimento minimamente invasivo

Um dos principais benefícios da laparoscopia e da cirurgia robótica para o câncer é a sua capacidade de realizar procedimentos minimamente invasivos. Isso significa que as incisões são menores e menos invasivas do que as utilizadas na cirurgia convencional, o que resulta em menos dor e cicatrizes menores para o paciente.

Menor risco

Com cirurgia robótica, a probabilidade de complicações cirúrgicas é menor. Como a cirurgia é mais precisa, há menos sangramento e menor risco de infecção. Isso também significa que a recuperação é mais rápida, com menos dor e desconforto para o paciente. Além disso, o tempo de internação hospitalar é reduzido, permitindo que o paciente retorne às suas atividades mais rapidamente.

Precisão

A cirurgia robótica permite ao cirurgião uma melhor visualização da área em que está operando. É especialmente útil em procedimentos complexos, como a remoção de tumores em locais difíceis de alcançar ou em casos em que a precisão é crucial, como na remoção de um câncer de próstata. Os principais tipos de câncer que podem se beneficiar dela são próstata, pulmão, cabeça e pescoço, tireóide e colorretal.

Sobre a Oncologia D’Or

Criada em 2011, a Oncologia D’Or é o projeto de oncologia da Rede D’Or, a maior empresa de saúde privada da América Latina, formada por clínicas especializadas no diagnóstico e tratamento oncológico e hematológico, com padrão de qualidade internacional e que, atualmente, está presente em diversos estados brasileiros e no Distrito Federal. O trabalho da Oncologia D’Or tem por objetivo proporcionar ao paciente com câncer os mais elevados padrões de excelência médica, além de um ambiente acolhedor e suporte humanizado. A área de atuação da Oncologia D’Or conta com uma extensa rede de clínicas, um corpo clínico de médicos especializados nas áreas de oncologia, radioterapia e hematologia, além de equipes multidisciplinares que trabalham em plena atuação em todas as linhas de cuidados, seguindo os moldes mais avançados de assistência integrada, proporcionando maior agilidade no diagnóstico e mais conforto e eficiência para o tratamento completo dos pacientes.

Revisão médica:

Dra. Fernanda Frozoni Antonacio

Oncologista Clínica

Compartilhe este artigo

Nossa tecnologia