Suporte Psicológico

Saiba a importância do psicólogo no tratamento contra o câncer e como o suporte emocional ajuda a enfrentar a doença

Acompanhamento psicológico para pacientes com câncer

O diagnóstico de um tumor pode impactar não apenas a saúde física do paciente, mas também a mental e emocional. Frustração, ansiedade, tristeza, raiva e medo do tratamento são sentimentos comuns que podem surgir durante a jornada oncológica, afetando também os familiares e as pessoas que os cercam.

Nesse contexto, o suporte psicológico e emocional torna-se fundamental para auxiliar pacientes e familiares a lidarem com os desafios que podem cercar a doença.

Especialistas em conjunto

Com acompanhamento especializado, é possível melhorar o enfrentamento do problema e a qualidade de vida do paciente e de seus familiares. O psicólogo, quando membro da equipe multidisciplinar, auxilia o paciente a desenvolver ferramentas assertivas para lidar com qualquer sentimento negativo que possa aparecer ao longo da sua trajetória, e a adaptar-se da melhor maneira possível à nova condição de vida.

O profissional trabalha como um facilitador entre a equipe, o paciente e a família, contribuindo para o bem-estar de todos eles e proporcionando uma jornada mais leve e resiliente. O suporte psicológico e emocional é um componente essencial no tratamento e pode fazer a diferença na rotina dos pacientes.

Objetivos do acompanhamento psicológico para pacientes com câncer

Ajudar a minimizar os efeitos colaterais do tratamento: o apoio psicológico pode auxiliar no reconhecimento de fatores de melhora e piora da dor, de fadiga e náuseas, além de fortalecer o sistema imunológico.

Elevar a autoestima e melhorar a qualidade de vida: a terapia contribui para a construção de uma imagem corporal positiva, e ajuda na ressignificação da doença e na busca por um novo sentido para a vida.

Compreender as necessidades do paciente: o acompanhamento profissional permite que familiares entendam melhor os sentimentos que permeiam esse período, facilitando a comunicação e o apoio mútuo.

Lidar com o estresse e a culpa: o psicólogo auxilia familiares a lidarem com o impacto emocional da doença, oferecendo suporte para que eles possam cuidar de si mesmos enquanto cuidam do paciente.

Manter o bem-estar e a saúde mental estável: a terapia ajuda familiares a prevenirem o desenvolvimento de doenças psiquiátricas associadas à doença oncológica, como ansiedade e depressão.

Grupo de apoio para familiares de pacientes com câncer

Um grupo de apoio é fundamental para pacientes em tratamento de câncer. Reunindo pessoas que estão passando por experiências semelhantes, os grupos oferecem um espaço seguro de acolhimento, onde os pacientes podem compartilhar sentimentos, dúvidas e estratégias de enfrentamento.

Benefícios de participar de um grupo de apoio:

Compartilhamento de experiências: ao ouvir histórias de outros pacientes, você se sentirá menos sozinho e mais compreendido; também poderá compartilhar suas próprias vivências e oferecer apoio aos outros.

Redução do estresse: falar sobre seus sentimentos e preocupações com pessoas que entendem o que você está passando pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.

Aumento da autoestima: receber apoio e feedback positivo de outros membros do grupo pode elevar sua autoestima e confiança.

Aprendizado de novas habilidades: os grupos de apoio podem oferecer informações sobre o câncer e o tratamento, além de ensinar novas habilidades, ampliando seu repertório e favorecendo o desenvolvimento de novas estratégias adaptativas.

Novas amizades: os grupos de apoio podem ser uma ótima maneira de conhecer pessoas que estão passando por experiências semelhantes e desenvolver novas amizades.

O câncer e a psicologia caminham juntos durante toda  jornada de tratamento do paciente oncológico. A psico-oncologia visa facilitar o processo de enfrentamento de eventos estressantes relacionados ao processo de tratamento da doença, ajudando a promover uma  melhora da qualidade de vida do paciente.

Oncologia D’Or

Na Oncologia D’Or  o paciente pode receber suporte de psicólogos durante toda a jornada oncológica. Além disso, existem grupos de apoio para pacientes e familiares de pessoas com câncer, onde é possível compartilhar experiências e receber apoio mútuo.

O acompanhamento psicológico é fundamental, podendo ocorrer desde a fase de pré-diagnóstico, e seguindo em todas as fases subsequentes. A Oncologia D’Or valoriza a dedicação dos psicólogos em nossos times multidisciplinares, que oferecem atendimento a todos os seus pacientes em tratamento.

Nas redes sociais da Oncologia D’Or, há diversos vídeos com especialistas que abordam a importância do cuidado com a mente e do acompanhamento psicológico para pacientes com câncer.

Acesse A trajetória emocional do paciente oncológico. Encontros Oncologia D’Or RJ – Edição Setembro 23 e confira esse conteúdo especializado.

Compartilhe este artigo