Cirurgia robótica oncológica e a inovação no tratamento do câncer
A cirurgia robótica oncológica representa uma evolução tecnológica que transforma o tratamento do câncer, oferecendo aos pacientes uma experiência mais precisa, minimamente invasiva, com dor reduzida e uma recuperação mais rápida.
Essa técnica inovadora utiliza robôs de última geração para realizar procedimentos complexos com maior precisão e controle do que os procedimentos tradicionais, além de permitir movimentos mais precisos.
Lembre-se: a cirurgia robótica é uma opção de tratamento, uma técnica cirúrgica, que deve ser discutida com um médico especialista, que analisará as características do tumor, a saúde geral do paciente e outros fatores relevantes.
Como funciona a cirurgia robótica oncológica
O sistema robótico consiste em um corpo ou estrutura externa robótica, onde são colocados os instrumentos cirúrgicos e a câmera, uma central de controle e o console do cirurgião, por onde ele controla todo o sistema.
Esse sistema proporciona aos cirurgiões uma visão ampliada em 3D do local da cirurgia, permitindo movimentos mais precisos e delicados. Isso leva a menos sangramento, reduz o risco de danos aos tecidos saudáveis e aumenta a probabilidade de preservar a função dos órgãos.
Com incisões pequenas, a cirurgia robótica possibilita a realização de operações complexas com menos impacto no paciente. Isso resulta em menos dor, tempo de internação reduzido e uma recuperação mais rápida.
A cirurgia robótica permite que os cirurgiões acessem áreas complexas do corpo humano com mais facilidade e segurança, o que torna possível a remoção de tumores em locais difíceis de alcançar.
Além disso, a plataforma robótica proporciona ao cirurgião uma postura mais confortável durante o procedimento cirúrgico, reduzindo a fadiga e viabilizando a realização de procedimentos mais longos e complexos.
Quais são os benefícios da cirurgia robótica para o câncer?
Recuperação mais rápida: menor trauma, menos dor e tempo de internação reduzido.
Menor risco de infecção: incisões menores reduzem o risco de infecção.
Menores cicatrizes: as pequenas incisões resultam em cicatrizes menos visíveis.
Maior qualidade de vida: retorno mais rápido às atividades rotineiras e melhor qualidade de vida durante o tratamento.
Tipos de câncer tratáveis pela cirurgia robótica:
- Câncer de próstata
- Câncer de mama
- Câncer colorretal
- Câncer de pulmão
- Câncer ginecológico
- Câncer de cabeça e pescoço
Onde encontrar a cirurgia robótica para câncer?
Na Rede D’Or, você pode encontrar aparelhos inéditos no Brasil e o maior parque tecnológico da América Latina. As clínicas da Oncologia D’Or fazem integração com unidades do grupo em diversos estados brasileiros.
A unidade do Vila Nova Star em São Paulo, por exemplo, já realizou mais de 5 mil cirurgias por meio dos robôs, conduzidas por cirurgiões extremamente qualificados. São procedimentos de alta complexidade, que usam a tecnologia robótica a favor do paciente.
Quer saber mais? Acesse o site, confira as especialidades médicas para cirurgia robótica e agende a sua consulta: Cirurgia Robótica – Especialista em Cirurgia Robótica no Brasil (rededorsaoluiz.com.br)