Câncer de mama e a campanha sobre a importância da prevenção o ano inteiro

O câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente em mulheres em todo Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, com 66.280 casos novos estimados para 2022. Além disso, essa neoplasia é primeira causa de morte por câncer na população feminina brasileira, sendo observado uma desaceleração na curva de mortalidade nos últimos anos.

Essa redução de mortalidade deve-se principalmente à melhora da tecnologia para o diagnóstico precoce e evolução também nos tratamentos.

O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização do câncer de mama que resulta em um aumento médio do rastreamento mamográfico em até 39% nos 3 meses que se seguem a campanha. Lembrando que a mamografia é o único exame que se mostrou eficaz em reduzir a mortalidade pelo câncer de mama, por isso, essa campanha de conscientização sobre a importância do exame se consolida por ter um impacto populacional muito forte.

Além de realizar a mamografia anualmente, as mulheres com mais de 40 anos também devem ir ao mastologista uma vez por ano e claro, devem estar atentas aos eventuais sinais e sintomas que possam aparecer:

  • Conheça seu próprio corpo, qualquer alteração de um mês para o outro deve te levar ao especialista
  • Nódulos ou caroços na mama ou na axila com ou sem dor devem ser investigados
  • Presença de secreção saindo pelo mamilo
  • Alterações na pele da mama como vermelhidão, mudança na textura, aspecto enrugado (tipo casca de laranja)
  • Retração do mamilo

Essas são medidas essenciais para o diagnóstico precoce e quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem chance de cura que passa dos 95%!

Mas não podemos esquecer que para evitar o diagnóstico dessa e de várias outras neoplasias, a escolha de hábitos de vida saudáveis são indispensáveis, tais como:

  • Manter-se dentro de um peso saudável
  • Optar por uma alimentação equilibrada, livre de embutidos e ultra processados
  • Praticar atividade física regularmente (idealmente todos os dias)
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
  • Evitar o tabagismo

Essas recomendações também são importantes para quem já teve o diagnóstico da doença para evitar o risco de recidiva e devem ser lembradas ao longo de todo o ano!

Por isso, a Oncologia D’Or lançou a campanha “O ano todo Rosa” e entre ações de conscientização que acontecerão em todo o Brasil no mês de outubro, a campanha terá um site com informações disponíveis sobre prevenção do câncer de mama, assim como sinais, sintomas e tratamentos para combater a doença o ano inteiro.

Acesse o link e saiba mais: bit.ly/OAnoTodoRosa

Escrito pela Dra. Renata Cangussu – Oncologista Clínica da Oncologia D’Or Regional BA – CRM 15149.

Compartilhe este artigo