Na Oncologia D’Or, o serviço de enfermagem em navegação é essencial na jornada do paciente com câncer. Os profissionais que atuam nessa área, oferecem suporte e orientação durante todo o cuidado assistencial, seja nas clínicas oncológicas ou nos hospitais da Rede D’Or.
No cenário do tratamento oncológico, além dos avanços médicos e tecnológicos, a abordagem humanizada tem se mostrado um pilar fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes.
Qual o papel da enfermeira navegadora?
A enfermeira navegadora é uma profissional especializada em proporcionar um atendimento humanizado e individualizado, com foco nas necessidades específicas de cada paciente. Na Oncologia D’Or, é o membro da equipe multidisciplinar responsável pela coordenação do cuidado ao paciente com câncer.
O profissional da navegação atua no intuito de trazer fluidez à jornada do paciente e família em suas diversas fases enquanto integra o cuidado, por meio da comunicação assertiva com todos os membros da equipe, os setores e as unidades hospitalares envolvidos na assistência.
A enfermeira navegadora também é responsável, de forma individualizada, pelas orientações e pontes necessárias para que o paciente oncológico encontre diagnóstico e tratamento adequado ao seu caso no menor tempo possível, trazendo segurança ao processo do cuidado oncológico, oportunizando melhores desfechos clínicos e uma melhor experiência do paciente com câncer e sua família.
Quais são as atribuições da enfermeira navegadora?
No contexto multidisciplinar do tratamento do câncer, a enfermeira de acolhimento trabalha como uma ponte entre os diversos profissionais de saúde envolvidos, coordenando os cuidados e garantindo uma abordagem integrada e holística.
O profissional acompanha de perto o progresso do tratamento , identifica necessidades emergentes e ajusta o plano de cuidados conforme necessário, garantindo uma experiência contínua e centrada no paciente.
Principais funções da enfermeira navegadora na Oncologia D’Or
Realizar os primeiros contatos de acolhimento: escutar atentamente as preocupações do paciente e dos familiares e fornecer informações claras e precisas sobre o diagnóstico, tratamento e possíveis efeitos colaterais.
Orientar sobre o tratamento: fazer o elo entre a equipe clínica e técnica e o paciente para garantir uma comunicação eficiente e ágil, sem ruídos.
Coordenar o cuidado: atuar como elo entre o paciente, a equipe médica e os demais profissionais de saúde, garantir a comunicação eficaz e evitar falhas na assistência.
Oferecer apoio social: informar os pacientes sobre os seus direitos e fornecer acesso a grupos de apoio e outras fontes de informação e de suporte.
Quais os benefícios do serviço?
- Diminuir o intervalo de tempo entre a suspeita e o tratamento adequado
- Melhorar a compreensão do tratamento e seus efeitos
- Proporcionar maior adesão ao tratamento
- Melhorar a qualidade de vida do paciente
- Fortalecer o vínculo entre paciente e equipe de saúde
- Identificar e manejar precocemente possíveis problemas psicossociais