Compromisso de toda a Companhia com a qualidade técnica, qualidade percebida e rentabilidade, fundamentado na gestão eficiente, inovação e sustentabilidade.
Referência em saúde, a Rede D’Or sempre atua para minimizar os impactos e construir uma relação positiva e transparente com os colaboradores e a sociedade, de modo a aprender e contribuir para um Brasil melhor.
Saiba maisCompromisso de toda a Companhia com a qualidade técnica, qualidade percebida e rentabilidade, fundamentado na gestão eficiente, inovação e sustentabilidade.
Compromisso com a criação de valor para a sociedade, acionistas, clientes, parceiros, fornecedores e todos os nossos colaboradores
Duas estratégias fundamentais para garantir uma melhor qualidade de vida para pessoas e comunidades.
Avanços significativos na implementação do consumo de energia a partir de fontes renováveis, investimentos em eficiência energética, automação predial etc.
A Comissão Interna de Sustentabilidade, criada em 2017, promove o fortalecimento das diretrizes e estratégias de sustentabilidade da Rede D’Or de forma que nossa atuação esteja sempre alinhada às melhores práticas ambientais, sociais e de governança e aderente às nossas políticas relacionadas a esses temas.
De caráter consultivo e permanente, o órgão também presta assessoria à Diretoria Executiva em todos os assuntos relacionados à sustentabilidade. É formado por no mínimo três e no máximo nove integrantes, com participação de diferentes áreas da Rede D’Or. Todas as responsabilidades pela gestão de sustentabilidade estão definidas em normativo corporativo, a fim de garantir que todas as atividades inerentes ao tema sejam avaliadas, tratadas, monitoradas e comunicadas de forma eficiente, tanto no âmbito estratégico quanto no operacional.
A liderança da comissão é presidida pelo Vice-Presidente Executivo da Companhia.
A Rede D’Or mantem uma série de políticas que estabelecem e reforçam as principais diretrizes que norteiam os negócios da empresa, com o objetivo de alcançar a excelência operacional, segurança dos colaboradores e o desenvolvimento sustentável e equilibrado da Companhia.s Entre as políticas existentes, destacamos as Políticas ESG:
Acesse ao documento completo
Desde 2020, a Rede D’Or está comprometida com os princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e com a Agenda 2030, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A partir da Matriz de Materialidade, definimos os ODS prioritários em nossa atuação e desenvolvemos o Programa D’Or dos ODS com objetivo de explicitar o compromisso com os ODS, aproximar cada vez mais os públicos de interesse e apresentar nossas metas relacionadas aos objetivos prioritários.
Assumimos o compromisso de contribuir diretamente para oito dos ODS, que são:
A Rede D’Or realiza o mapeamento de seus temas materiais desde 2017, através do processo e materialidade. O processo parte do entendimento do modelo de negócio da Rede D’Or e do mapeamento de seus impactos mais significativos na economia, no meio ambiente e nas pessoas. Assim, é possível definir os temas materiais que devem ser considerados na análise da estratégia da companhia, no seu mapeamento de riscos e oportunidades e na definição das ações a serem realizadas. Dessa forma, a Rede D’Or garante a incorporação dos aspectos ESG de forma transversal e integrada ao seu negócio.
O processo de materialidade é periódico, com revisão bianual, e contempla sete etapas: 01. Entendimento do contexto da companhia; 02. Mapeamento dos impactos; 03. Definição da significância dos impactos; 04. Priorização dos impactos; 05. Validação final; 06. Definição de plano de ação; 07. Revisão contínua da materialidade.
A Rede D’Or publica anualmente seu Relatório de Sustentabilidade elaborado a partir das diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), padrão mundial para este tipo de publicação. O fio condutor do Relatório de Sustentabilidade parte do entendimento do modelo de negócio da Rede D’Or e do mapeamento de seus impactos mais significativos na economia, no meio ambiente e nas pessoas.
O documento apresenta, de forma consolidada, os principais acontecimentos e resultados do ano no que tange aos aspectos econômicos, sociais e ambientais, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro.
Relato 2023
Relatório 2022
Relatório 2021
Anexos do Relato 2023 nas versões PT e EN
Paulo Moll - Diretor Presidente
Como signatária dos princípios do Pacto Global da ONU, membro do GHG Protocol e da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, a empresa vem evoluindo em sua jornada de redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE). As ações que empreendemos no sentido de enfrentar as mudanças climáticas envolvem a mensuração de nossos impactos, por meio do aprimoramento contínuo de nosso reporte anual dos inventários de emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE) em nossas unidades, incluindo hospitais, clínicas e laboratórios. Os dados obtidos são submetidos a auditoria externa e divulgados no Registro Público de Emissões.
Nosso compromisso com este tema está explícito em nossa Política de Mudanças Climáticas, aprovada no Conselho de Administração, na qual estão estabelecidas as principais diretrizes e os compromissos da empresa para a gestão de riscos e o impacto das mudanças climáticas nas unidades e negócios, fornecendo mecanismos de mitigação e adaptação.
Programa de Eficiência Energética: Com a automação de sistemas de climatização, o retrofit de equipamentos, o acompanhando de indicadores de consumo e a compra de equipamentos mais eficientes, viabilizamos redução na emissão de gases poluentes para a atmosfera, além de economia financeira.
Programa de Eficiência Hídrica: Otimizamos a operação de unidades através da instalação de equipamentos mais eficientes e do monitoramento em tempo real, permitindo agilidade na identificação de desvios e celeridade na resolução de problemas. O programa visa reduzir custos, consumo e desperdício de água.
Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde: Com o objetivo de reduzir o volume de resíduos de serviços de saúde em nossas atividades, realizamos parcerias com fornecedores e otimizamos processos, viabilizando práticas para reciclagem.
Consumo Consciente: Promovemos campanhas, treinamentos e capacitações com propósito de sensibilizar e engajar colaboradores para os mais diversos assuntos que envolvem Sustentabilidade, com ênfase no uso sustentável dos recursos disponíveis.
Somos plenamente conscientes do impacto que geramos por meio de nossa atuação. Isto se verifica não apenas na promoção da saúde aos nossos pacientes, na abertura de postos de trabalho para profissionais da saúde e das áreas de apoio ou nos resultados financeiros mas também pela própria construção de hospitais. Esses têm o efeito de promover o desenvolvimento das áreas onde estão instalados, criando renda para a população local.
Contribuímos para o setor de saúde do país por meio das pesquisas feitas pelo Instituto D’Or (IDOR).
Por meio de patrocínios por políticas de incentivo fiscal contribuímos para o desenvolvimento das comunidades locais e incentivamos a realização de diversos projetos, de âmbito cultural e esportivo, além de iniciativas de apoio a crianças, jovens e idosos, e de assistência em saúde, em todo o Brasil.
Boletim ESG em Rede - Edição 9 - Outubro/Novembro.
Boletim ESG em Rede - Edição 8 - Setembro de 2024
Boletim ESG em Rede - Edição 7 - Agosto de 2024
Boletim ESG em Rede - Edição 6 - Julho de 2024
Boletim ESG em Rede - Edição 5 - Junho de 2024
Boletim ESG em Rede - Edição 4 - Maio de 2024
Boletim ESG em Rede - Edição 3 - Abril de 2024
Boletim ESG em Rede - Edição 2 - Março de 2024
Boletim ESG em Rede - Edição 1 - Fevereiro de 2024