Saúde mental: importância de manter o contato social
Para equilibrar a ansiedade, lembre-se de que você pode e deve continuar mantendo contato social mesmo a distância: pelo telefone, em videochamadas, em salas de bate-papo com seus amigos e familiares. Também pratique empatia com quem está próximo a você. Compartilhar preocupações, alegrias e ideias pode ajudar a lidar melhor com a situação. ⠀
Se você mora com outras pessoas:
Seja gentil com as pessoas próximas. Para muitos de nós, será um desafio ficar com outras pessoas em um ambiente fechado, como uma casa ou apartamento, mesmo que sejam entes queridos e amados. Viver por longos períodos de tempo em espaços confinados pode ser estressante.
Ouçam uns aos outros. Você tem tempo agora, converse com as pessoas ao seu redor. Descubra o que a outra pessoa está pensando e sentindo. Reconecte-se. Escute.
Pratique empatia. Tente se colocar no lugar dos seus companheiros de quarentena que compartilham seu espaço. Procure ver as perspectivas deles. Entenda o que eles estão pensando e o que os preocupa. Cada pessoa reage de forma diferente aos problemas.
Se você tem filhos, passe algum tempo com eles. Há muita pressão e expectativas sobre as crianças na escola e na sociedade. Passe o tempo com eles e relaxe sem se estressar com suas notas. Use o auto-isolamento para conectar-se novamente e permitir que seus filhos sejam crianças
Se você mora sozinho ou longe da sua família:
Se você estiver isolado, mantenha contato social com sua família, amigos e o trabalho por telefone, e-mail, videoconferências ou o que for melhor para você. Não deixe o isolamento físico e a solidão fazer você se sentir infeliz, ainda que seja normal ficar chateado com toda essa situação. Somos todos mais fortes juntos, mesmo que precisemos estar fisicamente separados.
Procure um “amigo de quarentena”, especialmente se você mora sozinho, e faça planos de apoio para cuidar de crianças, animais de estimação e qualquer pessoa que possa precisar de cuidados especiais. Se alguém que você conhece estiver doente, ligue para ele duas vezes por dia e tenha um plano de como fornecer alimentos e medicamentos evitando contato. Faça um plano com seu amigo.
Proteja aqueles que estão em maior risco. Pense se é necessário visitar sua avó pessoalmente ou se é mais seguro neste momento ligar para ela. Ou ainda, que tal ligar para os parentes e idosos mais seguidamente? Pense em como você pode ajudar e proteger aqueles que estão em maior risco (devido à idade ou condições médicas).
Acima de tudo, faça um esforço e concentre-se no lado positivo. Reconecte-se com seus amigos e familiares. Use-o como um período para refletir e crescer. É um tempo que irá passar. Use-o da melhor maneira possível!
Se estiver com dificuldades, procure ajuda profissional. Você pode ligar ou enviar mensagem para amigos ou familiares e pedir uma indicação de profissional de saúde mental – psicólogos ou psiquiatras – e entrar em contato com ele. Caso precise marcar uma consulta, clique aqui.
Cuide-se! Com saúde mental, é possível superar esta fase.