A glicose alta é caracterizada pela glicemia de jejum acima de 100 mg/dL, podendo causar sintomas como sede intensa, urina com maior frequência, visão embaçada, fraqueza e perda de peso sem motivo. Entenda melhor o que é glicose alta e confira os sintomas, as causas, os risco e como baixa
Publicado em:
A glicose alta é uma condição caracterizada pela glicemia de jejum acima de 100 mg/dL, que é causada principalmente por diabetes, mas que também pode estar relacionada com outras condições como sedentarismo, desidratação e uso de corticosteroides.
A glicose alta, ou hiperglicemia, pode causar sintomas e sinais como sede intensa, urina com maior frequência e volume, visão embaçada, fraqueza e perda de peso sem motivo. Conheça mais sobre os sintomas da hiperglicemia.
Para baixar a glicose alta, o médico endocrinologista ou clínico geral pode prescrever o uso de medicamentos, como metformina e insulina, uma dieta saudável e a mudança no estilo de vida.
Os possíveis sintomas e sinais de glicose alta são:
A glicose alta também pode causar dor de cabeça e infecções frequentes, como candidíase, cistite e infecções na pele.
No entanto, os sintomas de glicose alta podem surgir somente quando a glicemia no sangue estiver muito elevada.
A glicose alta não causa tontura. Este sintoma é comum na glicemia baixa, ou hipoglicemia, uma condição onde os níveis de glicemia no sangue estão abaixo de 70mg/dL. Confira mais sobre o que é hipoglicemia.
A glicose alta pode dar sono, porque essa condição aumenta a frequência de urina durante a noite, causa cansaço e aumenta a sede, atrapalhando a qualidade do sono.
A glicose alta em crianças e idosos pode causar os mesmos sintomas dos adultos, como sede excessiva, urina frequente, perda de peso e sonolência.
Para saber se a glicose está alta, pode-se fazer a glicemia de jejum, um exame de sangue que pode ser solicitado pelo médico endocrinologista ou clínico geral. A glicose é considerada alta quando a glicemia de jejum está acima de 100 mg/dL.
Além disso, pode-se também fazer um teste de glicemia capilar, um exame onde se retira um pouco de sangue da ponta do dedo, com um pequeno furo, e se coloca em uma fita para a leitura. Este teste pode ser realizado em uma farmácia ou em casa.
Na suspeita de glicose alta, deve-se procurar um atendimento com o médico endocrinologista ou clínico geral.
As possíveis causas da glicose alta são:
A glicose alta também pode ser causada pelo esquecimento ou uso inadequado de medicamentos hipoglicêmicos, em casos de pessoas que têm diabetes.
A glicose alta na gravidez pode acontecer em mulheres que já tinham diabetes antes da gestação ou que adquiriram a diabetes durante a gravidez.
A glicose alta na gravidez é considerada quando a mulher apresenta glicemia de jejum entre 92 mg/dL e 125 mg/dL no primeiro trimestre.
Para baixar a glicose, o médico pode indicar os seguintes tratamentos:
Além disso, é importante também manter ou adotar um estilo de vida saudável, que inclui beber bastante água, fazer exercícios físicos regularmente, controlar o estresse, perder peso, em casos de sobrepeso e obesidade, e parar de fumar.
Quando não é tratada corretamente, a glicose alta pode causar as seguintes complicações:
Na mulher grávida, a glicose alta pode também pode causar candidíase vaginal, infecção urinária, pressão alta e aborto. Já para o bebê, os ricos da glicose alta incluem malformações, nascimento prematuro e óbito.