Neurocientistas do IDOR apresentam as diversas aplicações das neurociências nas áreas de saúde, educação e sociedade
Na semana passada, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) transmitiu o primeiro webinário sobre neurociência translacional. Apresentado pelo Prof. Roberto Lent, neurocientista do IDOR e professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o objetivo do evento foi promover uma conversa sobre variados temas do cotidiano e como a neurociência pode ser aplicada em cada uma dessas situações.
Além do Prof. Lent, o webinário também contou com três neurocientistas com diferentes especializações. Emily Castro, médica e doutoranda pelo IDOR e UFRJ, falou sobre a neurociência aplicada à saúde, Kleber Neves, doutor em neurociências com experiência em política educacional e científica, falou sobre sua aplicação na área de educação, e Theo Marins, neurocientista e pós-doutorando do IDOR e da UFRJ, trouxe um enfoque voltado para a neurociência na sociedade.
Entre os diversos temas abordados, falou-se da plasticidade cerebral, capacidade de resiliência do cérebro que perdura desde o nascimento até a morte, diferenças entre a inteligência fluida (maior capacidade de aprendizado) e cristalizada (maior conhecimento acumulado), benefícios da meditação e dos exercícios físicos para o cérebro, entre diversos outros temas que também foram trazidos pelos mais de 60 participantes do evento.
O webinário mostrou um pouco sobre a abrangência de temas que serão aprofundados no curso de Neurociência Translacional do IDOR, que em sua segunda edição está completamente adaptado para a versão digital. O curso, que ocorrerá entre 23 de março e 26 de maio, já está com vagas abertas e oferece 15% de desconto para as inscrições realizadas até 15 de janeiro. Saiba mais e Inscreva-se!
Escrito por Maria Eduarda Ledo de Abreu.
Quer receber as notícias do IDOR pelo WhatsApp? Clique aqui, salve o nosso número e mande uma mensagem com seu nome completo. Para cancelar, basta pedir!