O IDOR oferece a seus residentes toda a infraestrutura dos hospitais da Rede D’Or São Luiz, agregando à especialização prática o uso de tecnologias de ponta e a orientação de profissionais especializados atuantes no ambiente hospitalar.
O IDOR oferece a seus residentes toda a infraestrutura dos hospitais da Rede D’Or São Luiz, agregando à especialização prática o uso de tecnologias de ponta e a orientação de profissionais especializados atuantes no ambiente hospitalar.
Nenhum resultado encontrado. Por favor tentar uma nova busca.
Há mais de dez anos, a Rede D’Or São Luiz (RDSL) oferece oportunidade de especialização para médicos por meio dos cursos de residência. Hoje, cabe ao IDOR administrar todos os programas de residência médica da RDSL, distribuídos em hospitais do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
Os programas de residência médica do IDOR oferecem aos participantes a oportunidade de acompanhar o trabalho de médicos altamente qualificados, em serviços de excelência, com acesso ao amplo parque tecnológico da RDSL. Além disso, preceptores bem preparados se dedicam de maneira plena ao ensino neste ambiente de assistência. No dia a dia dos hospitais, os residentes têm contato com destacados profissionais de cada área da medicina, além de acesso a eventos científicos, palestras e sessões clínicas. Podem, ainda, participar de atividades de pesquisa desenvolvidas no IDOR e tirar proveito de atividades de cooperação nacional e internacional realizadas pelos especialistas do Instituto, que muitas vezes abrem as portas para estágios em outros estados e países.
Para além da capacitação técnica, o IDOR vê a residência médica como um aperfeiçoamento global do profissional de saúde. Por isso, investe não apenas no conhecimento de cada especialidade, mas também em outros aspectos da formação profissional, como a capacitação para produzir, consumir e interpretar criticamente a ciência; os aspectos humanísticos da atuação do profissional de medicina; a relação médico-paciente; a ética médica; o direito médico e a judicialização da medicina; a comunicação em saúde; o empreendedorismo e a liderança, entre outras.
Em 2021, o IDOR começou um programa de residência multiprofissional, com vagas para graduados nas áreas de farmácia, nutrição e enfermagem. Atualmente, o foco deste programa é a formação de profissionais capacitados para atuar no atendimento a pacientes oncológicos – uma das grandes áreas de atuação da RDSL.
Os alunos realizam sua formação nos hospitais Quinta D’Or, no Rio de Janeiro, e Vila Nova Star, em São Paulo. Durante o curso, os alunos têm vivências na áreas de internação, atendimento ambulatorial e cuidados paliativos, de modo a conquistar uma visão ampla do cuidado do paciente com câncer. Seguindo os diferenciais de ensino do IDOR, a residência multiprofissional oferece aos alunos a oportunidade de interagir com um corpo docente altamente qualificado e estagiar em unidades hospitalares de ponta.
O programa de residência multiprofissional será ampliado, em berve, não apenas em relação ao número de vagas oferecidas, mas também à sua abrangência, incluindo graduados em outras áreas, como fisioterapia, odontologia e psicologia, entre outras.
Outros - Novidades - Ensino
A área de Sonocirurgia (Sleepy Surgery) tem se consolidado como uma especialidade crucial no tratamento dos distúrbios respiratórios obstrutivos do sono, como ronco e apneia obstrutiva do sono (AOS). Este campo emergente combina técnicas avançadas de diagnóstico e intervenção, com um foco crescente em procedimentos minimamente invasivos e tecnologias inovadoras, como a cirurgia robótica e a eletroestimulação de nervos.
Pesquisa - Novidades - Neurociência
O "jeitinho brasileiro" é uma prática cultural marcante, frequentemente associada à criatividade e adaptabilidade dos brasileiros para resolver problemas do cotidiano.
Evento - Pesquisa - Novidades
Nesse mês de novembro, pesquisadores do IDOR participarão do XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva que reunirá especialistas em São Paulo para discutir inovações tecnológicas e o cuidado humanizado na Terapia Intensiva.