Pesquisa com participação do IDOR utilizou simulação virtual para entender tendências comportamentais de pessoas com o transtorno
Uma pesquisa contemplou as inclinações inconscientes que influenciam a tomada de decisão em pessoas com depressão. A metodologia inovadora alinhou-se a uma das principais tendências da tecnologia moderna: o estudo foi realizado através da imersão dos pacientes em uma realidade virtual (RV). Com a participação do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e de outras instituições internacionais, a pesquisa foi publicada no periódico científico Journal of Psychiatric Research, e seus achados revelam novas percepções acerca da complexa relação entre emoções e ações na depressão.
A depressão é um transtorno mental incapacitante, sendo considerado o “mal do século” pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e atingindo mais de 300 milhões de pessoas no planeta. Na América Latina, o Brasil lidera o número de ocorrências, atingindo quase 6% de sua população, com uma média de 11,5 milhões de casos.
Não são poucas as frentes de desenvolvimento para o tratamento da doença, que apresenta diversos obstáculos por seu caráter subjetivo e causas multifatoriais. Outro desafio é que os mecanismos mentais que sublinham um diagnóstico de depressão ainda não são amplamente compreendidos pela ciência humana.