Promovendo a Governança e Inovação no Compartilhamento de Dados de Neuroimagem e Saúde Mental
Promovendo a Governança e Inovação no Compartilhamento de Dados de Neuroimagem e Saúde Mental
INTRODUÇÃO:
Financiado pela Wellcome Trust, o projeto BRIDGE (Brain Research International Data Governance & Exchange) é uma iniciativa global que visa identificar e superar barreiras legais, éticas e tecnológicas para o compartilhamento de dados de neuroimagem e saúde mental. Tem como objetivo criar estruturas de governança responsáveis e sustentáveis para o compartilhamento de dados, visando formar um consórcio global sustentável para desenvolver, operar, atualizar e disseminar a governança de dados, facilitando a troca segura de informações, acelerando a pesquisa e melhorando a compreensão global sobre o cérebro e a saúde mental.
PROBLEMA:
Atualmente, a pesquisa em saúde mental enfrenta diversos desafios, como a falta de diversidade geográfica nas bases de dados existentes e a falta de transparência sobre os procedimentos legais e éticos. Esses fatores limitam a aplicação de descobertas e dificultam adaptações eficazes para diferentes contextos regionais. Desse modo, os problemas encontrados impedem o compartilhamento amplo e seguro de dados.
Objetivo do Projeto: O BRIDGE busca desenvolver uma estrutura uniforme e sustentável para a governança, compartilhamento e uso de dados de neuroimagem e saúde mental em todo o mundo. O produto final será um consórcio global dedicado a operar, atualizar e disseminar dados robustos sobre o cérebro.
Método: Na América Latina, o projeto será conduzido pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR). Envolverá a colaboração de quatro embaixadores especializados nas respectivas áreas: legal, ética, tecnológica e de experiência vivida; além da participação de uma pós-doutoranda. A equipe realizará pesquisas através de questionários eletrônicos para mapear as dificuldades enfrentadas pelos pesquisadores na governança e compartilhamento de dados.
Benefícios:
PARTICIPAÇÃO:
Pesquisadores e estudantes de saúde mental e neurociências da América Latina serão os principais participantes, respondendo a questionários que ajudarão a mapear as dificuldades e propor soluções.
CONCLUSÃO:
O projeto BRIDGE representa um passo crucial para a globalização da pesquisa em saúde mental, promovendo a ampla colaboração internacional e melhorando a governança de dados. Através deste projeto, espera-se construir uma base sólida para futuras pesquisas e inovações na área de neuroimagem e saúde mental.