Criadores da plataforma analisam feedback de usuários após primeiros meses de acesso à Jornada de Autoconhecimento On-line
Os temas relacionados à saúde mental têm ocupado espaço constante em manchetes de jornais e nas redes sociais. Antes mesmo da pandemia de covid-19, a Organização Mundial da Saúde alertava para transtornos como a depressão, que se tornariam prioritários em nível global. Contudo, foi durante a crise sanitária de 2020 que o interesse público pelo assunto se intensificou, uma vez que riscos à saúde, instabilidade econômica e o isolamento social impactaram significativamente a saúde mental em diversas nações.
Esse contexto evidenciou a urgência de intervenções em saúde mental, com destaque para soluções digitais, que são ainda pouco exploradas no Brasil e em outros países de baixa e média renda. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde no Brasil, 78,8% dos brasileiros com sintomas moderados a graves de depressão não recebem tratamento adequado. Diante dessa lacuna, a equipe de psicólogos e psiquiatras do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) desenvolveu a Jornada de Autoconhecimento, uma ferramenta on-line gratuita, com o objetivo de estimular o autoconhecimento na população brasileira e coletar dados sobre traços de personalidade e saúde mental no país.