Nesta quinta-feira, 24/11, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) recebeu em nossa sede em Botafogo/RJ uma convidada internacional, Dra. Marta Ribasés apresentou uma palestra para os ouvintes. A reunião ocorreu de forma presencial no Auditório e on-line para participantes remotos. A introdução coube ao Dr. Paulo Mattos, psiquiatra pesquisador do IDOR e do Centro de Neuropsicologia Aplicada (CNA).
Dra. Marta Ribasés é pesquisadora sênior do Grupo de Psiquiatria, Saúde Mental e Dependência do Vall d’Hebron Research Institute, onde dirige a Unidade de Genética Psiquiátrica. Com mais de 20 anos de experiência em pesquisa biomédica, suas investigações são relacionadas as interações de fatores genéticos e ambientais e seu papel em transtornos psiquiátricos ao longo da vida.
A pesquisadora ressalta que seu principal objetivo é reforçar que doenças psiquiátricas são condições biológicas e desvencilhar dos estereótipos impostos nos indivíduos.
Em sua apresentação, a palestrante relatou sobre doenças psiquiátricas que surgem em comum na mesma família, sugerindo uma relação genética. A Dra. Ribasés também demonstrou como esses transtornos neurológicos afetam a qualidade e expectativa de vida.
Usando dados de análise genômica – responsável por detectar as modificações nos genes -, ela observou que há um impacto das variantes genéticas comuns que se acumulam nesses transtornos neurológicos.