O grupo coordenado pelo Dr. Ronald Fischer está recrutando um (1) candidato para o Doutorado (46 meses) no programa de doutorado em Ciências Médicas do IDOR-RJ e dois (2) Assistentes de Pesquisa (24 meses) no IDOR-RJ, com possibilidade de home office, para o projeto “Misfortune and The Persistence of Wild Religions”.
O objetivo principal do projeto é investigar como diferentes práticas religiosas e espirituais nas comunidades brasileiras são usadas para lidar e controlar adversidades. As chamadas práticas “folclóricas” fora dos movimentos religiosos globais institucionalizados gozam de grande popularidade em todo o mundo, mas a forma como os indivíduos usam essas práticas para possíveis formas de prevenir ou amenizar doenças, acidentes, problemas familiares (por exemplo, divórcio, esterilidade), fracasso econômico (por exemplo, más colheitas, animais doentes, etc.) e outras formas de adversidade permanecem pouco exploradas.
Este projeto irá explorar estas práticas em particular em relação a saúde mental e física, concentrando-se nos mecanismos de criação de sentido, na função de diferentes práticas ritualísticas para controlar proativa ou retroativamente adversidades e explorar questões de temporalidade. O Brasil é o maior país do continente sul-americano, apresenta significativa diversidade étnica, religiosa e espiritual, frequentemente descrito como um país multi-religioso e é uma das culturas mais diversas da América Latina em termos de expressões étnicas e religiosas. Portanto, fornece um local de estudo ideal para explorar o papel diferencial de diversas práticas religiosas e espirituais.