No fim de novembro, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), a Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promoveram o III Simpósio Satélite da Cátedra Unesco de Ciência para Educação. O evento realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, fez parte do VII Encontro Anual da Rede Nacional de Ciência para Educação e trouxe uma mesa-redonda sobre Educação, Desigualdade e Inclusão que foi moderada pelo Dr. Roberto Lent (IDOR/UFRJ/Rede CpE).
Os pesquisadores Ricardo Paes de Barros (Insper) e Sebastian Lipina (CEMIC, Argentina) apresentaram dados e reflexões sobre o impacto da educação no desenvolvimento econômico e social, especialmente em contextos de desigualdade. Enquanto Ronice Quadros (UFSC) abordou a educação bilíngue em LIBRAS e por fim, Juliana Prates Santana (UFBA), que destacou a importância de políticas educacionais que enfrentem o racismo estrutural e as questões de gênero.
A Cátedra Unesco de Ciência para Educação reforça seu compromisso com a construção de uma educação mais inclusiva e alinhada às necessidades das diferentes realidades sociais.