Evento realizado no Texas reúne especialistas para discutir ética, tecnologia e regulamentação no compartilhamento de dados em saúde mental
Evento realizado no Texas reúne especialistas para discutir ética, tecnologia e regulamentação no compartilhamento de dados em saúde mental
Você sabia que o IDOR faz parte de uma colaboração internacional para o compartilhamento responsável e ético de dados nas áreas de neurociência e saúde mental em quatro continentes? O projeto BRIDGE conta com o apoio da Wellcome Trust e recentemente realizou um Workshop Global sediado no Texas, Estados Unidos.
O evento reuniu especialistas internacionais para discutir desafios éticos, tecnológicos e regulatórios na governança de dados de neurociência e saúde, com foco em questões culturais e de proteção de dados sensíveis em diferentes regiões do mundo. Ainda, foram discutidas as principais barreiras tecnológicas para a geração, compartilhamento e reutilização eficaz de dados entre diferentes regiões, principalmente em relação a deficiências de infraestrutura em regiões como África e América do Sul, além de preocupações com segurança e privacidade dos dados.
Durante o workshop, o IDOR destacou a importância de alinhar a coleta e o compartilhamento de dados em neuroimagem com diretrizes éticas, especialmente em contextos que envolvem comunidades vulneráveis, como os povos indígenas da América Latina. Além disso, reforçou a necessidade de uma legislação mínima comum entre os países latino-americanos, a fim de promover uma maior colaboração científica e garantir a proteção adequada dos dados.
Esse encontro também foi uma oportunidade para o IDOR ampliar a conscientização sobre o conceito de Pessoas com Experiência Vivida (PWLE, na sigla em inglês), ressaltando a relevância de sua inclusão no processo decisório em pesquisas de neuroimagem, e fortalecer seu papel como liderança na construção de soluções globais para os desafios da governança de dados.