Cientistas criam ferramentas personalizadas para auxílio na interpretação de imagens e leitura de laudos de exames radiológicos do pulmão
A inteligência artificial (IA) certamente é um dos temas mais falados na área de inovação. Bancos, operadoras, assistentes digitais, setores de ensino, todos estão envolvidos na busca pela modernização e otimização que só essa nova tecnologia pode prover. No setor da saúde, contudo, a inovação e a IA andam ainda mais próximas, e prometem resultados impactantes para o atendimento médico.
Nomear essa nova tecnologia de “inteligência” não é mera licença poética, na realidade, a aprendizagem da máquina se dá de maneira bem semelhante à nossa: processamos um grande número de informações que nos são providas e a partir disso desenvolvemos nosso próprio raciocínio. Quanto mais informações de qualidade, melhor entendemos determinado assunto.
Além de nossa subjetividade, a parte em que não somos tão parecidos com a IA é no volume de informações que somos capazes de processar. Enquanto nos exaurimos com algumas centenas de dados, as máquinas processam com agilidade centenas de milhares, e como não ficam cansadas ou distraídas, também mantêm estável seu potencial de acerto.
Na corrida pela IA na área da saúde, o setor da radiologia é um dos mais avançados, já que a análise de imagens poderia ficar muito mais precisa com o auxílio de uma ferramenta que tem milhares de referências para diversas alterações que possam surgir nos exames. Muito longe de substituir o papel dos radiologistas, o desenvolvimento da IA na área de imagem é uma otimização do tempo do médico e de seus pacientes, já que essas ferramentas podem acelerar processos de aquisição das imagens e de diagnóstico, oferecendo uma primeira avaliação para otimizar o tempo dos profissionais da saúde.
A possibilidade de diagnósticos mais rápidos e precisos, além do grande potencial de aplicação dessas ferramentas no ambiente hospitalar, é uma das principais razões pelas quais o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) desenvolve pesquisas de IA na área de imagem, especificamente no campo da radiologia torácica.