O laboratório da neurociência coordenado pelo Dr. Ronald Fischer está recrutando um(a) pós-doc (bolsa FAPESP 24 meses) para o projeto “Recomeçar melhor: Implementação de uma plataforma digital para avaliação e promoção de saúde mental durante e pós-pandemia COVID-19”.
O projeto visa a criação de uma plataforma digital que possibilitará mitigar os efeitos psicológicos da pandemia. Pretendemos: a) oferecer conteúdo psicoeducativo sobre intervenções e atividades que podem ser usadas para melhora da saúde mental e bem-estar de forma autoguiada, e com eficácia comprovada em meta-análises; e b) oferecer autoavaliações dos perfis psicológicos dos usuários (personalidade, valores, processos cognitivos e emocionais), relacionando com a saúde mental e incentivando o autoconhecimento e engajamento com as intervenções.
Atividades do pesquisador ou pesquisadora de pós-doutorado:
• Desenvolvimento e atualização do conteúdo dos materiais psicoeducativos da plataforma digital (roteiro dos vídeos, elaboração de texto divulgativos);
• Condução de entrevistas com grupos focais para avaliação da “usabilidade” da plataforma (usability análise);
• Colaborar no desenvolvimento e implementação dos componentes da autoavaliação longitudinal (definição de instrumentos, estruturação do conteúdo dos relatórios personalizados);
• Análise de dados qualitativos (ex: análise temática) e quantitativos (ex: análise de redes, modelos mistos e hierárquicos);
• Preparação de relatórios e escrita de artigos científicos;
Requisitos mínimos para preencher a vaga:
• Experiência prévia com psicologia clínica e/ou tele-medicina e/ou intervenções digitais para saúde mental;
• Conhecimento básico de linguagem R, ou motivação para aprender e conduzir análises e manutenção de bancos de dados com essa linguagem.
• Familiaridade e motivação de trabalhar com conceitos da Terapia cognitiva comportamental e terapia de aceitação e compromisso (Acceptance and commitment therapy).
• O candidato deve ter concluído o Doutorado a menos de sete (7) anos e ter excelente histórico acadêmico. O candidato que ainda não possuir o título de Doutor na data de inscrição deverá, caso selecionado, completar todos os pré-requisitos para tanto e ser capaz de apresentar um certificado de conclusão de doutorado até a data de admissão final da vaga.
Inscrições:
As inscrições estão abertas até o dia 30 de Maio de 2022. As (os) interessadas(os) deverão encaminhar um e-mail intitulado “Postdoctoral fellowship” para Ronald Fischer [[email protected]] contendo os seguintes documentos:
i) Currículo Lattes ou Curriculum Vitae – em inglês e em português;
ii) “Carta de intenção” com justificativa de interesse no projeto e potenciais perguntas de pesquisa que esteja interessado (máximo de 2 páginas), a qual deve relacionar-se com o tema geral da bolsa apresentado neste edital – em inglês;
iii) Histórico escolar de pós-graduação completo;
iv) Certificado de conclusão do doutorado, ou, exclusivamente para candidatos(as) que ainda não concluíram o doutorado, uma carta indicando a provável data de defesa da tese de doutorado, a qual deverá ser inferior a junho de 2022 (dois meses antes do início previsto da bolsa).
Processo de seleção:
O processo de seleção se dará em duas fases. A primeira fase consiste em análise dos documentos entregues pelas(os) candidatas(os) e será eliminatória. Esses documentos serão analisados pelos pesquisadores principais desse Projeto Temático de acordo com os seguintes critérios: (i) documentação entregue de forma completa; (ii) experiência na área e (iii) adequação do interesse da(o) candidata(o) quanto ao tema da pesquisa. As (Os) aprovadas(os) serão convocadas(os) para uma entrevista virtual/online, instrumento da segunda etapa de avaliação, que se realizará entre os dias 22 e 30 de maio de 2022.
O(a) candidato(a) selecionado(a) terá oportunidade de trabalhar com um grupo multidisciplinar, formado por pesquisadores das áreas de psiquiatria, psicologia, neurociências e ciência de dados.
O Projeto de Acordos de Cooperação COVID-19 representa uma colaboração internacional entre o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino de São Paulo/ IDORSP e o King’ s College London, Inglaterra.
O(a) candidato(a) aprovado(a) ficará vinculado(a) com o IDOR São Paulo, opções de home-office podem ser negociadas. As atividades de pesquisa estão relacionadas ao Projeto da FAPESP “Recomeçar melhor: Implementação de uma plataforma digital para avaliação e promoção de saúde mental durante e pós-pandemia COVID-19” (processo 2021/08774-1), sob a coordenação do Professor Ronald Fischer.
As inscrições estão abertas até 30 de maio de 2022, e a bolsa tem duração de 24 meses. Os(as) interessados(as) deverão encaminhar e-mail intitulado “Postdoctoral Fellowship” ao endereço eletrônico [email protected]
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros com vista do trabalho. O selecionado receberá a bolsa padrão de Pós-Doutorado da FAPESP e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.