A Pós-Graduação de Enfermagem em Central de Material e Esterilização visa qualificar enfermeiros no setor de esterilização e gestão dos equipamentos utilizados em atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos.
Todo conteúdo do curso será ministrado em 6 módulos com: aulas expositivas, estudos de caso, estações rotatórias, visitas técnicas, aulas práticas, o processo avaliativo será teórico- prático, e utilizará a Metodologia OSCE7 (Exame Clínico Objetivo e Estruturado) adaptada para o CME (Central de Material e Esterilização) no tocante às avaliações práticas.
A especialização terá início em 10/08/2024 e contará com as coordenadoras: Geisa Santos da Costa Reis Davel (Gerente Nacional de Engenharia Clínica Rede D’Or) e Maria Virgínia Godoy da Silva (Enfermeira Doutora em Enfermagem da EEUSP de SP).
A coordenadora Geisa Santos em entrevista, nos conta como será a metodologia e atividades do curso:
– Qual o objetivo do curso? Preparar profissionais para atuação na CME com ênfase no gerenciamento, baseado em evidências científicas.
– Como foi pensado o programa do curso?
O programa do curso foi pensado para atender uma necessidade do mercado, que sofre com a escassez de mão de obra qualificada nesta área, capacitada para atuar em CME.
– Como foi organizada a estrutura do corpo docente e como esses professores vão agregar o processo de aprendizado do aluno? Professores com titulação mínima de especialistas em torno de 40%, com titulação de doutorado 45% e 15% mestres.
– Quais os diferenciais do curso aqui no IDOR? Reconhecer e vivenciar as práticas no cenário reais, diretrizes e recomendações atuais para o processamento de produtos para a saúde, reconhecer, analisar e propor soluções para problemas comuns associados aos processos em CME;
– Analisar e refletir sobre boas práticas de trabalho no cenário da CME a partir da leitura e discussão de textos científicos, fornecer mão-de-obra qualificada para processamento de produtos para saúde de baixo, médio e alto custo e aptidão para processamento de produtos para saúde de conformidade complexa.
– Como o curso prepara o aluno para o mercado de trabalho? Quais desafios ele será capaz de enfrentar ao finalizar o curso? Através de conteúdos teóricos e práticos em CME ofertados em cenários da realidade assistencial. Os desafios serão inerentes a prática de atuação e gestão em CME.
– Quais são as principais ênfases do curso? Qualidade, segurança, conhecimento baseado em evidências científicas, custo, gerencia, sustentabilidade dentre outros.
– Quais são as perspectivas de carreira para o aluno após formado? Perspectiva em aproveitamento na Rede D’Or.
– Os alunos terão acesso a quais hospitais? Glória D’Or , Copa D’Or e Copa Star.
– Como funcionarão as aulas práticas? A turma estará envolvida em quais setores/funções/rotinas do hospital? Acontecerão preferencialmente de forma presencial em aulas de simulação realísticas em bloco cirúrgico, workshops e visitas técnicas supervisionadas.
O curso tem o investimento de 1x R$515 (fixa) + 23 R$515,00 (quinhentos e quinze reais)
Quer se especializar? Venha para o IDOR!
As inscrições vão até 26/07/24. Clique aqui e inscreva-se!