Pesquisadora do IDOR é reconhecida pelo governo canadense como uma das principais líderes internacionais de pesquisa em sua área
A Dra. Fernanda De Felice, pesquisadora do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e da Queen’s University, no Canadá, foi nomeada para a Canada Research Chair de Nível 1. Este reconhecimento é reservado a líderes mundiais em suas áreas, e reflete a importância das contribuições científicas da pesquisadora para o avanço do diagnóstico e tratamento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
Abordagens inovadoras e pouco invasivas para o diagnóstico de doenças
O programa de pesquisa liderado pela Dra. De Felice busca revolucionar a forma como distúrbios neurodegenerativos são enfrentados. Por meio de técnicas inovadoras, sua equipe investiga nanopartículas presentes no sangue, oferecendo perspectivas promissoras para diagnósticos mais rápidos, acessíveis e menos invasivos em diversas doenças, incluindo o Alzheimer.
Além disso, sua pesquisa busca instrumentalizar a resiliência cerebral, ou seja, na capacidade do cérebro de se proteger e se adaptar frente a lesões e condições degenerativas. Este conhecimento pode abrir caminhos para novas terapias que promovam não apenas o tratamento, mas também a prevenção de doenças neurodegenerativas, trazendo benefícios significativos para pacientes e suas famílias.
Reconhecimento de liderança científica
O título de Canada Research Chair destaca a relevância internacional da Dra. De Felice e de suas pesquisas. Como parte desse reconhecimento, ela receberá 1,4 milhão de dólares canadenses ao longo de sete anos para conduzir seu trabalho. Este financiamento também fortalece as colaborações entre o IDOR e a Queen’s University, uma parceria de longa data e com numerosas publicações acerca da saúde cerebral e doenças neurais.
Fundado em 2000, o programa Canada Research Chairs é parte de uma estratégia nacional do Canadá para atrair e reter talentos excepcionais, posicionando o país entre os líderes globais em pesquisa e inovação. A nomeação dos pesquisadores foi realizada este mês de novembro, pelo Ministério da Inovação, Ciência e Indústria do Canadá.
Escrito por Maria Eduarda Ledo de Abreu.