array(62) { ["SERVER_SOFTWARE"]=> string(6) "Apache" ["REQUEST_URI"]=> string(91) "/instituto/idordialogos-entre-ciencia-e-educacao-catedra-unesco-de-ciencia-para-educacao-5/" ["PHP_PATH"]=> string(24) "/opt/bitnami/php/bin/php" ["FREETDSLOCALES"]=> string(0) "" ["FREETDSCONF"]=> string(0) "" ["OPENSSL_ENGINES"]=> string(31) "/opt/bitnami/common/lib/engines" ["OPENSSL_CONF"]=> string(39) "/opt/bitnami/common/openssl/openssl.cnf" ["SSL_CERT_FILE"]=> string(52) "/opt/bitnami/common/openssl/certs/curl-ca-bundle.crt" ["CURL_CA_BUNDLE"]=> string(52) "/opt/bitnami/common/openssl/certs/curl-ca-bundle.crt" ["LDAPCONF"]=> string(42) "/opt/bitnami/common/etc/openldap/ldap.conf" ["GS_LIB"]=> string(43) "/opt/bitnami/common/share/ghostscript/fonts" ["MAGICK_CODER_MODULE_PATH"]=> string(60) "/opt/bitnami/common/lib/ImageMagick-6.9.8/modules-Q16/coders" ["MAGICK_CONFIGURE_PATH"]=> string(73) "/opt/bitnami/common/lib/ImageMagick-6.9.8/config-Q16:/opt/bitnami/common/" ["MAGICK_HOME"]=> string(19) "/opt/bitnami/common" ["PATH"]=> string(260) "/opt/bitnami/apps/wordpress/bin:/opt/bitnami/varnish/bin:/opt/bitnami/sqlite/bin:/opt/bitnami/php/bin:/opt/bitnami/mysql/bin:/opt/bitnami/letsencrypt/:/opt/bitnami/apache2/bin:/opt/bitnami/common/bin:/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin" ["USER"]=> string(6) "daemon" ["HOME"]=> string(9) "/usr/sbin" ["SCRIPT_NAME"]=> string(10) "/index.php" ["QUERY_STRING"]=> string(0) "" ["REQUEST_METHOD"]=> string(3) "GET" ["SERVER_PROTOCOL"]=> string(8) "HTTP/1.0" ["GATEWAY_INTERFACE"]=> string(7) "CGI/1.1" ["REDIRECT_URL"]=> string(91) "/instituto/idordialogos-entre-ciencia-e-educacao-catedra-unesco-de-ciencia-para-educacao-5/" ["REMOTE_PORT"]=> string(5) "19620" ["SCRIPT_FILENAME"]=> string(44) "/opt/bitnami/apps/wordpress/htdocs/index.php" ["SERVER_ADMIN"]=> string(15) "[email protected]" ["CONTEXT_DOCUMENT_ROOT"]=> string(34) "/opt/bitnami/apps/wordpress/htdocs" ["CONTEXT_PREFIX"]=> string(0) "" ["REQUEST_SCHEME"]=> string(4) "http" ["DOCUMENT_ROOT"]=> string(34) "/opt/bitnami/apps/wordpress/htdocs" ["REMOTE_ADDR"]=> string(13) "18.228.86.237" ["SERVER_PORT"]=> string(2) "80" ["SERVER_ADDR"]=> string(11) "172.26.1.14" ["SERVER_NAME"]=> string(13) "54.225.48.228" ["SERVER_SIGNATURE"]=> string(0) "" ["LD_LIBRARY_PATH"]=> string(410) "/opt/bitnami/sqlite/lib:/opt/bitnami/mysql/lib:/opt/bitnami/apache2/lib:/opt/bitnami/common/lib:/opt/bitnami/sqlite/lib:/opt/bitnami/mysql/lib:/opt/bitnami/apache2/lib:/opt/bitnami/common/lib:/opt/bitnami/varnish/lib:/opt/bitnami/varnish/lib/varnish:/opt/bitnami/varnish/lib/varnish/vmods:/opt/bitnami/sqlite/lib:/opt/bitnami/mysql/lib:/opt/bitnami/apache2/lib:/opt/bitnami/common/lib:/opt/bitnami/common/lib64" ["HTTP_ACCEPT"]=> string(63) "text/html,application/xhtml+xml,application/xml;q=0.9,*/*;q=0.8" ["HTTP_USER_AGENT"]=> string(82) "Mozilla/5.0 (compatible; BLEXBot/1.0; +https://help.seranking.com/en/blex-crawler)" ["HTTP_CF_VISITOR"]=> string(22) "{\"scheme\":\"https\"}" ["HTTP_CF_IPCOUNTRY"]=> string(2) "DE" ["HTTP_TRUE_CLIENT_IP"]=> string(13) "157.90.209.81" ["HTTP_CF_RAY"]=> string(20) "8f53ecc9cc453a9c-GRU" ["HTTP_ACCEPT_ENCODING"]=> string(8) "gzip, br" ["HTTP_CDN_LOOP"]=> string(19) "cloudflare; loops=1" ["HTTP_CF_CONNECTING_IP"]=> string(13) "157.90.209.81" ["HTTP_X_AMZN_TRACE_ID"]=> string(40) "Root=1-676612bf-325300363f345e4f044b762c" ["HTTP_X_FORWARDED_PORT"]=> string(3) "443" ["HTTP_CONNECTION"]=> string(5) "close" ["HTTP_X_FORWARDED_PROTO"]=> string(4) "http" ["HTTP_X_FORWARDED_FOR"]=> string(41) "157.90.209.81, 172.71.238.91, 10.247.46.7" ["HTTP_X_REAL_IP"]=> string(11) "10.247.46.7" ["HTTP_X_FORWARDED_HOST"]=> string(25) "www.rededorsaoluiz.com.br" ["HTTP_HOST"]=> string(13) "54.225.48.228" ["SCRIPT_URI"]=> string(111) "http://54.225.48.228/instituto/idordialogos-entre-ciencia-e-educacao-catedra-unesco-de-ciencia-para-educacao-5/" ["SCRIPT_URL"]=> string(91) "/instituto/idordialogos-entre-ciencia-e-educacao-catedra-unesco-de-ciencia-para-educacao-5/" ["REDIRECT_STATUS"]=> string(3) "200" ["REDIRECT_SCRIPT_URI"]=> string(111) "http://54.225.48.228/instituto/idordialogos-entre-ciencia-e-educacao-catedra-unesco-de-ciencia-para-educacao-5/" ["REDIRECT_SCRIPT_URL"]=> string(91) "/instituto/idordialogos-entre-ciencia-e-educacao-catedra-unesco-de-ciencia-para-educacao-5/" ["FCGI_ROLE"]=> string(9) "RESPONDER" ["PHP_SELF"]=> string(10) "/index.php" ["REQUEST_TIME_FLOAT"]=> float(1734742719.7484) ["REQUEST_TIME"]=> int(1734742719) }

Diálogos entre Ciência e Educação: Cátedra UNESCO de Ciência para Educação

Diálogos entre Ciência e Educação: Cátedra UNESCO de Ciência para Educação

Em setembro tivemos a realização de mais um webinário da Cátedra UNESCO de Ciência para Educação, resultado da parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e a Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE).  

O encontro dessa vez foi transmitido online e contou com a participação de André Ponce de León Carvalho, da Universidade de São Paulo e Rosa Viccari, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

O professor Andre comentou sobre o papel que a inteligência artificial (IA) vem desempenhando na área de ensino, sendo usada para entender melhor como as pessoas aprendem e apoiando o trabalho de educadores. Uma IA voltada para o apoio educacional permite que esse o processo de aprendizagem seja menos cansativo, monótono, restritivo e subjetivo. Uma das subáreas que vem ganhando muito destaque é a IA gerativa, responsável por gerar algo “novo” a respeito de um determinado tópico, a partir de algo que já existe. Isso vem motivando debates, dado que seu uso pode levar a busca pelo caminho mais fácil e rápido, prejudicando o processo de criação e pensamento crítico. 

Por sua vez, Viccari mostrou dados da World Population Review que revelam a posição 81 do Brasil na educação mundial comparado com outros 193 países. Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a concentração de talentos em IA no Brasil era 0,2%, em previsões mais otimistas. A IA pode permitir alcançar prioridades educacionais em escala e com custos mais baixos. Também pode melhorar a adaptabilidade dos recursos de aprendidos aos pontos fortes e fracos dos alunos. 

Se você perdeu alguma dessas palestras, clique aqui e acesse a nossa playlist. 

16.10.2023

Conteúdo Relacionado
Fale com a gente.