array(62) { ["SERVER_SOFTWARE"]=> string(6) "Apache" ["REQUEST_URI"]=> string(91) "/instituto/idordialogos-entre-ciencia-e-educacao-catedra-unesco-de-ciencia-para-educacao-2/" ["PHP_PATH"]=> string(24) "/opt/bitnami/php/bin/php" ["FREETDSLOCALES"]=> string(0) "" ["FREETDSCONF"]=> string(0) "" ["OPENSSL_ENGINES"]=> string(31) "/opt/bitnami/common/lib/engines" ["OPENSSL_CONF"]=> string(39) "/opt/bitnami/common/openssl/openssl.cnf" ["SSL_CERT_FILE"]=> string(52) "/opt/bitnami/common/openssl/certs/curl-ca-bundle.crt" ["CURL_CA_BUNDLE"]=> string(52) "/opt/bitnami/common/openssl/certs/curl-ca-bundle.crt" ["LDAPCONF"]=> string(42) "/opt/bitnami/common/etc/openldap/ldap.conf" ["GS_LIB"]=> string(43) "/opt/bitnami/common/share/ghostscript/fonts" ["MAGICK_CODER_MODULE_PATH"]=> string(60) "/opt/bitnami/common/lib/ImageMagick-6.9.8/modules-Q16/coders" ["MAGICK_CONFIGURE_PATH"]=> string(73) "/opt/bitnami/common/lib/ImageMagick-6.9.8/config-Q16:/opt/bitnami/common/" ["MAGICK_HOME"]=> string(19) "/opt/bitnami/common" ["PATH"]=> string(260) "/opt/bitnami/apps/wordpress/bin:/opt/bitnami/varnish/bin:/opt/bitnami/sqlite/bin:/opt/bitnami/php/bin:/opt/bitnami/mysql/bin:/opt/bitnami/letsencrypt/:/opt/bitnami/apache2/bin:/opt/bitnami/common/bin:/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin" ["USER"]=> string(6) "daemon" ["HOME"]=> string(9) "/usr/sbin" ["SCRIPT_NAME"]=> string(10) "/index.php" ["QUERY_STRING"]=> string(0) "" ["REQUEST_METHOD"]=> string(3) "GET" ["SERVER_PROTOCOL"]=> string(8) "HTTP/1.0" ["GATEWAY_INTERFACE"]=> string(7) "CGI/1.1" ["REDIRECT_URL"]=> string(91) "/instituto/idordialogos-entre-ciencia-e-educacao-catedra-unesco-de-ciencia-para-educacao-2/" ["REMOTE_PORT"]=> string(5) "15950" ["SCRIPT_FILENAME"]=> string(44) "/opt/bitnami/apps/wordpress/htdocs/index.php" ["SERVER_ADMIN"]=> string(15) "[email protected]" ["CONTEXT_DOCUMENT_ROOT"]=> string(34) "/opt/bitnami/apps/wordpress/htdocs" ["CONTEXT_PREFIX"]=> string(0) "" ["REQUEST_SCHEME"]=> string(4) "http" ["DOCUMENT_ROOT"]=> string(34) "/opt/bitnami/apps/wordpress/htdocs" ["REMOTE_ADDR"]=> string(12) "15.228.36.35" ["SERVER_PORT"]=> string(2) "80" ["SERVER_ADDR"]=> string(11) "172.26.1.14" ["SERVER_NAME"]=> string(13) "54.225.48.228" ["SERVER_SIGNATURE"]=> string(0) "" ["LD_LIBRARY_PATH"]=> string(410) "/opt/bitnami/sqlite/lib:/opt/bitnami/mysql/lib:/opt/bitnami/apache2/lib:/opt/bitnami/common/lib:/opt/bitnami/sqlite/lib:/opt/bitnami/mysql/lib:/opt/bitnami/apache2/lib:/opt/bitnami/common/lib:/opt/bitnami/varnish/lib:/opt/bitnami/varnish/lib/varnish:/opt/bitnami/varnish/lib/varnish/vmods:/opt/bitnami/sqlite/lib:/opt/bitnami/mysql/lib:/opt/bitnami/apache2/lib:/opt/bitnami/common/lib:/opt/bitnami/common/lib64" ["HTTP_CDN_LOOP"]=> string(19) "cloudflare; loops=1" ["HTTP_CF_CONNECTING_IP"]=> string(13) "157.90.209.81" ["HTTP_ACCEPT"]=> string(63) "text/html,application/xhtml+xml,application/xml;q=0.9,*/*;q=0.8" ["HTTP_USER_AGENT"]=> string(82) "Mozilla/5.0 (compatible; BLEXBot/1.0; +https://help.seranking.com/en/blex-crawler)" ["HTTP_CF_VISITOR"]=> string(22) "{\"scheme\":\"https\"}" ["HTTP_CF_RAY"]=> string(20) "8f53ec2fa9cb3a9c-GRU" ["HTTP_ACCEPT_ENCODING"]=> string(8) "gzip, br" ["HTTP_CF_IPCOUNTRY"]=> string(2) "DE" ["HTTP_TRUE_CLIENT_IP"]=> string(13) "157.90.209.81" ["HTTP_X_AMZN_TRACE_ID"]=> string(40) "Root=1-676612a6-5e63f3401f2c6c9c77cc92ba" ["HTTP_X_FORWARDED_PORT"]=> string(3) "443" ["HTTP_CONNECTION"]=> string(5) "close" ["HTTP_X_FORWARDED_PROTO"]=> string(4) "http" ["HTTP_X_FORWARDED_FOR"]=> string(43) "157.90.209.81, 172.71.234.56, 10.247.45.202" ["HTTP_X_REAL_IP"]=> string(13) "10.247.45.202" ["HTTP_X_FORWARDED_HOST"]=> string(25) "www.rededorsaoluiz.com.br" ["HTTP_HOST"]=> string(13) "54.225.48.228" ["SCRIPT_URI"]=> string(111) "http://54.225.48.228/instituto/idordialogos-entre-ciencia-e-educacao-catedra-unesco-de-ciencia-para-educacao-2/" ["SCRIPT_URL"]=> string(91) "/instituto/idordialogos-entre-ciencia-e-educacao-catedra-unesco-de-ciencia-para-educacao-2/" ["REDIRECT_STATUS"]=> string(3) "200" ["REDIRECT_SCRIPT_URI"]=> string(111) "http://54.225.48.228/instituto/idordialogos-entre-ciencia-e-educacao-catedra-unesco-de-ciencia-para-educacao-2/" ["REDIRECT_SCRIPT_URL"]=> string(91) "/instituto/idordialogos-entre-ciencia-e-educacao-catedra-unesco-de-ciencia-para-educacao-2/" ["FCGI_ROLE"]=> string(9) "RESPONDER" ["PHP_SELF"]=> string(10) "/index.php" ["REQUEST_TIME_FLOAT"]=> float(1734742695.1326) ["REQUEST_TIME"]=> int(1734742695) }

Diálogos entre Ciência e Educação: Cátedra UNESCO de Ciência para Educação

Os encontros promoveram o diálogo sobre os temas “Sono, Ritmos e Aprendizagem” e “A Educação depois da Pandemia”

Diálogos entre Ciência e Educação: Cátedra UNESCO de Ciência para Educação

Os encontros promoveram o diálogo sobre os temas “Sono, Ritmos e Aprendizagem” e “A Educação depois da Pandemia”

Nos dias 24 e 25/05 aconteceram os webinários da Cátedra UNESCO de Ciência para Educação, resultado da parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e a Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE).  

Os encontros realizados na sede do IDOR, no Rio de Janeiro, reuniram cerca de 50 pessoas, sendo também transmitidos on-line.  

No encontro do 24/05, tivemos a presença dos pesquisadores Sidarta Ribeiro, do Instituto do Cérebro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Brasil e Diego Golombek, da Universidade Nacional de Quilmes/Argentina para abordar o assunto “Sono, Ritmos e Aprendizagem”. 

Dr. Sidarta abriu o encontro com uma apresentação sobre a importância do sono para a cognição, incluindo a memória. O pesquisador apresentou dados de seus estudos com crianças e adolescentes que revelam que quando a criança descansa após o aprendizado, a fixação do que aprendeu é maior. 

Na sequência, Dr. Golombek falou sobre a cronobiologia, ciência que estudo o relógio biológico do ser humano. Entender os ciclos de horários e ritmos de cada pessoa é fundamental para tornar o dia mais produtivo, de acordo com a necessidade individual. 

No encontro do dia 25/05, o tema foi “A Educação depois da Pandemia”. Para conversar sobre o assunto, tivemos as participações on-line dos pesquisadores Lars Orbach, da Universidade Duisburg-Essen/Alemanha, Alessandra Seabra, da Universidade Presbiteriana Mackenzie/Brasil e Emanuelle Oliveira e Julia Silva, ambas da Universidade Federal de Minas Gerais/Brasil.  

Dr. Orbach apresentou as condições do ensino à distância durante a pandemia, onde ocorreram desigualdades educacionais. Ele destacou a importância de desenvolver um modelo de ensino digital bem estruturado e estável, além de igualitário para que todas as crianças tenham acesso as mesmas oportunidades. 

Dra. Alessandra mostrou que o Brasil foi bastante afetado pelo fechamento de escolas durante a pandemia, apresentando dados relacionados à queda nos índices de proficiência em língua portuguesa e matemática. 

Dra. Julia apresentou os dados preliminares de sua pesquisa que comparam estudantes alemães e brasileiros, mostrando que após a pandemia, o desempenho para leitura foi pior em crianças mais novas, além de apresentarem dificuldade para a realização de tarefas simples de matemática. 

Por fim, a Dra. Emanuelle discutiu sobre a importância de a família da criança realizar atividades que envolvam números e leitura para estimular o aprendizado. 

Em junho, Diálogos entre Ciência e Educação retorna para mais uma sessão. Dessa vez, o tema será “A Educação e o Custo da Pobreza” com as apresentações de Sebastian Lipina e Daniel Domingues dos Santos. Não perca! Clique aqui e se inscreva! 

07.06.2023

Conteúdo Relacionado
Fale com a gente.