Sobre o Curso
A cirurgia digestiva é uma área abrangente e não se limita ao centro cirúrgico. Além das cirurgias, procedimentos diagnósticos e terapêuticos também fazem parte da rotina de quem atua nessa área. Contamos com um centro médico adequado, que oferece diversas ferramentas, para que a formação do residente seja consistente e robusta.
O Programa de Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo é realizado no Hospital Quinta D’Or, no Rio de Janeiro, unidade hospitalar que conta com profissionais de saúde altamente capacitados e tecnologia de ponta, além de oferecer uma infraestrutura completa capaz de proporcionar ao residente aprendizado em diversas frentes. O Hospital Quinta D’Or é um hospital geral reconhecido pelo tratamento em casos de alta complexidade e por sua completa unidade de emergência.
A medicina de alta complexidade é um ponto de destaque no Hospital Quinta D’Or. Para isso, a instituição mantém uma equipe médica de elevado padrão acadêmico, com formação e especialização nas mais expressivas instituições de ensino da área da saúde, do Brasil e do exterior.
O Hospital Quinta D’Or conta com serviços de radiologia intervencionista, radiologia 24 horas e unidade de patologia específica para o centro cirúrgico, entre outros diferenciais
O hospital conta com muitos leitos de terapia intensiva equipados com modernos monitores,
O Programa de Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo do IDOR é realizado em dois anos. São 60 horas semanais divididas entre atividades práticas e teóricas. Para se inscrever, o residente precisa ter cumprido uma Residência Médica em Cirurgia Geral, com duração de três anos.
As atividades teóricas são divididas em aulas semanais e em sessões de discussão de casos clínicos, além da chamada Sessão do Serviço, na qual são discutidos os casos dos pacientes internados, e do Clube de Revista, atividade em que são debatidos textos publicados em renomados periódicos científicos.
As atividades teóricas também contam com todo o diferencial oferecido em uma unidade hospitalar de ponta, como auditórios e centro de estudos equipado com biblioteca.
Como o Hospital Quinta D’Or possui uma infraestrutura completa, a maioria das cirurgias é realizada em suas próprias instalações. Em alguns casos específicos, o residente pode acompanhar seu preceptor em cirurgias realizadas em outras unidades hospitalares da Rede D’Or São Luiz, como nos hospitais Copa D’Or ou Norte D’Or.
O Centro Cirúrgico do Hospital Quinta D’Or possui 11 amplas salas dispostas em dois corredores interligados. Duas delas são intercomunicáveis, permitindo a realização de transplantes. A unidade conta também com sala preparada exclusivamente para procedimentos endoscópicos.
O residente também poderá se beneficiar com um conceito inovador de ensino implementado pelo IDOR: o Core Curriculum. Essa novidade tem a missão de complementar a formação profissional, indo além do caráter técnico-assistencial desenvolvido na rotina dos hospitais.
O Core Curriculum promove uma capacitação científica sólida, que permite ao residente desenvolver e consumir conteúdo científico com qualidade e visão crítica. Também desenvolve habilidades e competências de relacionamento interpessoal e gestão (soft skills) essenciais para o médico hoje.
Quero ser informado sobre novas turmas