A pesquisa clínica é um instrumento essencial para o avanço da Medicina. É por meio deste tipo de estudo que podemos reconhecer a efetividade dos novos tratamentos e incorporá-los à prática médica. O IDOR nasceu do desejo de construir conhecimento científico sólido na área médica e hoje conduz mais de 300 ensaios clínicos fase I-IV em praticamente todas as suas áreas de pesquisas em oito localizações do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Ceará, Curitiba, Maranhão, Pernambuco e Brasília. Por este motivo a Pós-Graduação em Pesquisa Clínica Aplicada destaca-se como um programa abrangente e nacional, estruturado em 8 módulos ministrados à distância, com uma carga horária total de 360 horas e com um formato totalmente flexível que permite e viabiliza o acesso ao ensino em qualquer lugar do país, representando um diferencial significativo para aqueles que buscam acessibilidade e oportunidade em sua busca por conhecimento e qualificação.
Este abrangente curso foi cuidadosamente elaborado para englobar não apenas os temas fundamentais, mas também a aplicação prática dos conceitos de Pesquisa Clínica, preparando os alunos para os desafios mais comuns em suas respectivas áreas de atuação, visando aprofundar o entendimento teórico através de diversas dinâmicas integradas ao programa, abrangendo perspectivas que vão desde o centro de pesquisa até a visão da CRO e do patrocinador.
Exploraremos temas fundamentais, tais como: Bioética, Metodologia de Pesquisa e Desenho de Estudo, Operações Clínicas e Aspectos Gerenciais em Pesquisa Clínica. Além disso, apresentaremos abordagens distintas sobre o funcionamento da Pesquisa Clínica em áreas específicas, como Oncologia, Hematologia, Neurologia, entre outras, visando proporcionar uma compreensão aprofundada da rotina de um profissional. Abordaremos também tópicos inovadores e atualizações no módulo “Pesquisa Clínica do Amanhã”. Para completar, ofereceremos um módulo dedicado à orientação de carreira, proporcionando uma formação especializada para profissionais que almejam construir uma base sólida para suas trajetórias profissionais.
As aulas teóricas serão conduzidas por uma variada gama de profissionais experientes e com destaque no mercado da Pesquisa Clínica, proporcionando aos alunos a oportunidade de enfrentar desafios reais. Isso estimulará o pensamento criativo, fomentará a colaboração e aprimorará suas habilidades de tomada de decisão.
Você irá desenvolver competências para:
– Aplicar uma visão holística e estratégica na condução de projetos de pesquisa;
– Utilizar ferramentas, técnicas e modelos e que promovem a eficiência e competitividade nas organizações;
– Planejar, controlar, executar e finalizar projetos de pesquisa com excelência;
– Elaborar um plano de carreira, trabalhar em equipe, tomar decisões e comunicar-se assertivamente.
Dessa forma, os alunos estarão preparados para ampliar significativamente suas habilidades de raciocínio operacional na área de Pesquisa Clínica.
Profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de Pesquisa Clínica.
– Corpo docente de especialistas altamente capacitados e renomados, com vasta experiência nacional e internacional;
– Discussão de casos vivenciados pela equipe operacional e pesquisadores do IDOR, proporcionando visão aprofundada dos aspectos práticos dos estudos clínicos;
– Compreensão abrangente sobre o funcionamento de centros de pesquisa, oferecendo uma visão altamente funcional do universo do patrocinador e das CROs;
– Oportunidade de se inscrever em Workshops que abordam temas específicos e inovadores (a ser informado após início da turma e com valores a parte);
– Tour opcional pelas sedes do IDOR nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Essa experiência permitirá que os alunos mergulhem na rotina dos profissionais de pesquisa e tenham uma vivência prática do dia a dia no setor.
Natália Zerbinatti Salvador Zakevicius
Graduada em Enfermagem pela Faculdade ABC (2005), posteriormente obteve uma Especialização em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem pela Unifesp (2009) e concluiu um MBA em Gestão de Processos pela FGV (2014). Ao longo de uma trajetória profissional abrangente, desempenhou papéis de destaque. Inicialmente, atuou como Coordenadora de Ensaios Clínicos (2006-2011), progredindo para a gestão estratégica da Pesquisa Clínica a partir de 2011. Em 2018, sua experiência culminou na bem-sucedida implantação do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) em âmbito nacional. Atualmente, como Diretora Operacional de Pesquisa e Ensino desempenha uma função abrangente, supervisionando atividades em diversos estados do Brasil. Sob sua liderança, a equipe garante a excelência operacional e o estrito cumprimento de mais de 300 protocolos em todas as áreas e fases dos ensaios clínicos.
Mayara Fraga Santos Guerra
Graduação em Farmácia pela Faculdade Oswaldo Cruz (2013). Especialização em Farmacologia Clínica pela Faculdade Oswaldo Cruz (2016). MBA em Gestão com ênfase em Liderança e Inovação na Fundação Getúlio Vargas (2022). Atualmente, no papel de Gerente Nacional de Pesquisa Clínica no Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), lidera a gestão estratégica dos centros de pesquisa em mais de 300 ensaios clínicos de fase I a IV. Atua de maneira abrangente em diversas áreas e estados do Brasil, garantindo a excelência operacional e o cumprimento rigoroso dos protocolos em todas as fases dos ensaios clínicos.
Camila Motta Venchiarutti Moniz
Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002-2007), com residência em Clínica Médica pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2008-2009) e em Oncologia Clínica pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP (2010-2012). Possui Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (2017) e especialização em Pesquisa Clínica em Harvard T.H. Chan School of Public Health (2018). Atua na coordenação médica do Núcleo de Pesquisa clínica no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (2017). É gerente médica de Pesquisa Clínica do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (2017), onde realiza implantação e gerenciamento de unidades de Pesquisa Clínica em Oncologia na Rede D’Or focadas em ensaios clínicos de fase I-IV com intervenção terapêutica.
Ingrid Pereira Rodrigues Barbosa
Graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2014). Especialização em Pesquisa Clínica e Medical Affairs pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2016). Especialização em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2020). Principles and Practice of Clinical Research pela Harvard T.H. Chan School of Public Health (2023). Atualmente é Coordenadora Nacional do Escritório de Projetos Institucionais e Assuntos Regulatórios em Pesquisa Clínica do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino. Tem experiência na área de Pesquisa Clínica com foco na gestão de projetos de Iniciativa de Investigadores e Assuntos Regulatórios.
Informações para contatos:
Central de Relacionamento:
Telefone: (21) 3883-6000
E-mail: [email protected]
Secretaria Acadêmica:
De 2ª a 6ª, das 09h às 18h.
Telefone: 21 2323-7636
Inscrições até: 17/03/2025
Investimento: 1+23 x R$712,03 (primeira parcela fixa e as demais sujeito à política desconto)
– Matrículas pagas até 23/12/2024 – 10% de desconto nas mensalidades;
– Matrículas entre 24/12/2024 à 24/01/2025 – 5% de desconto nas mensalidades;
– Matrículas a partir de 25/01/2025 – sem desconto.
Política de desconto:
– 15% de desconto para ex-aluno do IDOR;
– Condições especiais para colaboradores da Rede D’Or, Oncologia D’Or, IDOR e Sulamérica. Para mais informações, entre em contato (21) 3883-6000 ou [email protected]
*Descontos concedidos a partir da segunda parcela;
* Os descontos não são cumulativos.
Início das aulas: 25/03/2025
Dias e horários das aulas: Terça-Feira e Quarta-Feira – das 19h às 22h
Carga Horária: 360h
Duração: 15 (quinze) meses
Local: On-line (Via Zoom)
Além de ampliar suas frentes de atuação, o IDOR também estendendo suas fronteiras geográficas. No Rio de Janeiro, além da sede em Botafogo, conta, hoje, com um amplo espaço dentro do Hospital Glória D’Or, dedicado à pesquisa clínica. Além disso, ganhou unidades em São Paulo, Salvador e Brasília, que atuam de forma integrada em pesquisa, ensino e inovação. O IDOR também estende sua pesquisa a outras capitais brasileiras, contando com a estrutura da Rede D’Or São Luiz nesse processo.