A Humanização na Assistência à Saúde é de extrema importância no atendimento aos pacientes e clientes de serviços de saúde. Conhecer o conceito de humanização e outros aspectos como a empatia, comunicação assertiva e a escuta ativa podem melhorar os cuidados prestado por diversos profissionais da saúde. Esse curso tem o objetivo de apresentar os conceitos relacionados à Humanização e como aplicá-los no dia a dia, para isso serão utilizadas estratégias de vivências individuais e em grupo.
Graduandos em Enfermagem, Biomedicina, Biologia, Fisioterapia, Radiologia e áreas de saúde.
Ellen Cristina Bergamasco
Ellen é enfermeira formada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). É mestre em Saúde do Adulto pela Escola de Enfermagem da USP e doutora em Saúde do Adulto pela mesma instituição.
Atuou por mais 12 anos como docente do curso de Enfermagem da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE) nas disciplinas de Semiologia e Semiotécnica e Enfermagem, Clínica Médica e Práticas Atuais em Saúde. Coordenou o curso de Pós-Graduação de Auditoria em Serviços de Saúde do Hospital Albert Einstein durante dez anos.
Atualmente, cursa MBA em Gestão de Saúde na USP e é coordenadora da Graduação em Enfermagem da Faculdade IDOR.
Livros publicados: Semiotécnica – Fundamentos para a prática assistencial de enfermagem (Editora GEN Guanabara Koogan, 2016) e Habilidades clínicas em enfermagem (Editora GEN Guanabara Koogan, 2020).
Informações para contatos:
Central de Relacionamento:
Telefone: 21 99548-1317
Secretaria Acadêmica:
De 2ª a 6ª, das 09h às 18h.
Telefone: 21 2323-7636
Email: [email protected]
Inscrição: R$ 20,00 (vinte reais) + um kg de alimento não perecível
Local:IDOR – Rua Diniz Cordeiro, 30 – Botafogo – Rio de Janeiro
Data: 26/01/2023
Horário: 19h às 22h
Além de ampliar suas frentes de atuação, o IDOR também estendendo suas fronteiras geográficas. No Rio de Janeiro, além da sede em Botafogo, conta, hoje, com um amplo espaço dentro do Hospital Glória D’Or, dedicado à pesquisa clínica. Além disso, ganhou unidades em São Paulo, Salvador e Brasília, que atuam de forma integrada em pesquisa, ensino e inovação. O IDOR também estende sua pesquisa a outras capitais brasileiras, contando com a estrutura da Rede D’Or São Luiz nesse processo.