O curso de Capacitação em Cirurgia Robótica Transoral de curta duração do IDOR foi desenvolvido para oferecer uma formação avançada e prática nesta técnica inovadora. A cirurgia robótica transoral (TORS) é uma abordagem minimamente invasiva que permite a remoção de tumores e o tratamento de distúrbios respiratórios obstrutivos, com acesso pela cavidade oral. Este curso combina aprendizado teórico com práticas hands-on, utilizando equipamentos de última geração.
Durante o curso, os alunos terão a oportunidade de explorar os fundamentos da TORS e realizar procedimentos simulados. Além disso, serão abordados aspectos clínicos, técnicos e estratégias de manejo para maximizar os resultados e a segurança dos pacientes com distúrbios respiratórios obstrutivos.
Conheça mais sobre o curso diretamente com o coordenador, Dr. Eric Thuler. Leia a nossa entrevista para descobrir como esta capacitação pode transformar sua prática clínica e abrir novas oportunidades em sua carreira.
– Qual o objetivo do curso?
O curso foi idealizado com o objetivo de capacitar os profissionais com formação em Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Cirurgia crânio-maxilo facial para a utilização da cirurgia robótica transoral na sua prática clínica diária.
– Como foi pensado o programa do curso?
O programa do curso e único no mundo e foi construído mesclando conteúdo teórico e prático. Ele aborda não apenas a utilização dos recursos técnicos da plataforma robótica, mas também a indicação do procedimento, a seleção do paciente adequado para a realização do procedimento, simulação e cirurgias ao vivo como observador e assistente.
– Como foi organizada a estrutura do corpo docente e como esses professores vão agregar ao processo de aprendizado do aluno?
O corpo docente foi escolhido com base na premissa de um curso de capacitação clínica, sendo todos eles profissionais com experiência acadêmica e prática nos diversos assuntos abordados. Os coordenadores têm experiência internacional e diversos artigos publicados na área.
– Quais os diferenciais do curso aqui no IDOR? E dentre eles, qual você destaca como principal?
O principal diferencial é a parte prática, com imersão clínica durante uma semana em discussão de casos, cirurgias ao vivo como observador/assistente e cirurgia hands-on em modelo 3D.
– Como o curso prepara o aluno para o mercado de trabalho? Quais desafios ele será capaz de enfrentar ao finalizar o curso?
Todos os aspectos necessários para a indicação correta e realização do procedimento permitirão que os alunos incorporem imediatamente esta tecnologia, sob a supervisão dos coordenadores. O desafio será voltar ao modelo tradicional de operar os pacientes após experimentar os recursos que a tecnologia oferece.
Teórico: R$1.200,00 (mil e duzentos reais);
Teórico-prático: R$22.704,00 (vinte e dois mil, setecentos e quatro reais).