+50 E IDOSOS
Envelhecimento normal e patológico. Queixas de prejuízo da memória.
Queixas de memória em adultos com mais de 50 anos ou idosos devem ser investigadas através de um exame criterioso e especializado, para definir se a memória está compatível com a idade. Indivíduos com envelhecimento normal podem apresentar queixas e indivíduos com envelhecimento patológico podem não apresentar nenhuma queixa (nestes casos, a queixa de é geralmente do cônjuge ou de outro familiar). Um diagnóstico precoce é importante caso haja um processo degenerativo.
A presença de um familiar é extremamente importante e recomendada internacionalmente.
A presença de um familiar é extremamente importante e recomendada internacionalmente.
O exame inclui uma consulta médica especializada, onde serão coletados os dados do caso com o paciente e o familiar.
Diversos questionários, abordando diferentes aspectos cognitivos e comportamentais serão fornecidos para detalhar melhor as queixas. Há questionários para o próprio paciente e para familiares.
Diferentes testes serão administrados por uma equipe altamente especializada, selecionados de acordo com cada caso em particular
O paciente pode realizar exame de Ressonância Magnética em aparelho Siemens 3 Tesla de última geração. Este exame é opcional e deve ser solicitado pelo médico assistente. Ele será agendado em dia separado; verifique os convênios e os valores para este exame.
A equipe se reúne para discutir todos os resultados e as impressões clínicas obtidas durante o exame.
O laudo é enviado ao profissional que solicitou o exame. É realizada uma consulta online para orientação quanto aos resultados.