Nos dias 13 e 14 de março o IDOR recebeu em sua sede em São Paulo o International Symposium on Molecular Pathology, um evento pioneiro em uma área com interesse emergente na saúde.
Sob coordenação de Isabela Werneck (BRA), Mariana Petaccia (BRA), Valeria C. Denninghoff (ARG, ESP) e Maria Arcila (EUA), o encontro foi organizado em conjunto a duas associações internacionais: a Associação Iberoamericana de Patologia Molecular (AIPM) e a Association for Molecular Pathology (AMP).
O simpósio ocorreu em um momento de crescente interesse por profissionais qualificados para realizar testes moleculares e interpretar seus resultados. Durante os dois dias, foram mais de 120 presentes entre patologistas, oncologistas, biólogos moleculares e hematologistas.
Membro do comitê científico, a Dra. Mariana Petaccia destacou o perfil multiprofissional do público: “A comissão está muito feliz; em termos do número de pessoas e também do público que veio até o evento, são profissionais de diversas áreas que representam variados serviços do Brasil, e isso simboliza o que a gente acredita: uma boa prática na medicina e na patologia molecular envolve profissionais de diversas áreas e todos têm um papel muito importante na sua atuação”
Entre os grandes temas de discussão, destacaram-se: técnicas em laboratório, biópsia líquida, assinaturas tumorais, uso de IA em patologia e epigenética do câncer – ao todo, foram mais de 12 horas de programação científica.
O IDOR segue desbravando novas fronteiras com nossos parceiros da Rede D’Or e Patologia D’Or e realizando eventos de educação continuada de relevância.