Nos dias 29 e 30 de novembro, o IDOR recebeu em São Paulo o evento científico “Fronteiras da Medicina Respiratória – Presente e Futuro do Tratamento das Doenças Respiratórias”.
Sob coordenação do Dr. Thiago Machuca, diretor de medicina respiratória de alta complexidade e transplante da Rede D’Or e do Dr. Andre Albuquerque, coordenador da pneumologia da Rede D’Or em São Paulo, o encontro marcou o lançamento do novo programa em medicina respiratória da Rede D’Or e recebeu mais de 50 palestrantes, 30 participantes presenciais e 56 remotos.
O Prof. Dr. Paulo M. Hoff, presidente da Oncologia D’Or e diretor do IDOR, foi o convidado da abertura que foi seguida pelo primeiro módulo do evento, comandado pelo Dr. João Pantoja, pneumologista e coordenador do centro de estudos da regional sul (RJ). Neste módulo, tivemos a presença da pesquisadora do IDOR, oncologista clínica e presidente eleita da SBOC, Dra. Clarissa Baldotto, que apresentou o programa de nódulo pulmonar incidental da Rede.
Na programação do evento estão todos os palestrantes e moderadores: https://www.rededorsaoluiz.com.br/instituto/idor/eventos/fronteiras-medicina-respiratoria/
O primeiro dia de evento foi reservado para câncer de pulmão e o segundo foi dividido em 5 temas: embolia pulmonar, enfisema, fibrose pulmonar, transplante pulmonar e ECMO. Ao todo, foram mais de 10 horas de programação científica com um panorama completo da doença pulmonar e discussões sobre o diagnóstico e o tratamento clínico e cirúrgico de diferentes condições.
O IDOR se orgulha mais uma vez de ser palco e parceiro de importantes iniciativas da Rede D’Or.