Pesquisadores criam estrutura teórica para integrar diferentes vertentes da chamada ciência das emoções
Você já parou para pensar sobre o que são as emoções e como elas influenciam a nossa vida? As ciências afetivas, um campo interdisciplinar que estuda fenômenos como sensação, emoção, humor e bem-estar, buscam responder a essas perguntas. Embora esse campo tenha suas raízes na neurociência e psicologia, ele também se conecta a disciplinas como filosofia, sociologia, linguística, antropologia, além de ciência da computação e economia. Apesar da importância reconhecida de estudar fenômenos afetivos, existem grandes debates teóricos e diversas abordagens experimentais que dificultam a integração de conhecimentos.
Recentemente, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) participou da publicação de um artigo na Neuroscience and Biobehavioral Reviews, cuja proposta dos cientistas foi trazer uma nova abordagem para unificar essas diversas perspectivas sobre as emoções humanas. Foram reunidos 173 pesquisadores de 23 países para examinar suposições e abordagens da ciência dos fenômenos afetivos. Um dos primeiros passos foi realizar uma análise linguística computacional para identificar palavras na língua inglesa que descrevem sensações, emoções e humores. Foram analisados dados de mais de 4,5 milhões de livros contendo cerca de meio trilhão de palavras, contabilizando no final 3.664 expressões que os pesquisadores classificaram em categorias de acordo com os sentidos específicos de cada uma.
A partir dessas informações, foi cunhado o que os autores intitularam “Afetoma Humano”, um conjunto de suposições metafísicas e mecanicistas baseadas em um princípio teleológico – isto é, um princípio que considera o propósito dos fenômenos afetivos. Essa abordagem pode ajudar a organizar teorias existentes e promover o desenvolvimento de novas teorias sobre as emoções humanas.
O afetoma humano
O afetoma humano é uma estrutura teórica proposta para unificar e organizar o estudo dos fenômenos afetivos humanos, como sensações, emoções, humores e bem-estar. Sua ideia central é que os fenômenos afetivos podem ser entendidos como processos que ajustam a zona de conforto do indivíduo e monitoram seu processo adaptativo. Esses processos são divididos em duas categorias principais:
- Preocupações Afetivas: Referem-se à relevância de objetos físicos e mentais para a viabilidade do organismo. Estas preocupações são refletidas nas ações e reações do indivíduo em relação a esses objetos.
- Características Afetivas: Fornecem informações sobre o processo adaptativo em si, monitorando padrões de desempenho e adaptabilidade do organismo.