Em agosto tivemos a realização de mais um webinário da Cátedra UNESCO de Ciência para Educação, resultado da parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e a Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE).
O encontro dessa vez foi transmitido online e contou com a participação de Andreas Schleicher, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Priscila Cruz, da ONG Todos pela Educação.
Schleicher supervisiona o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA, do inglês Programme for International Student Assessment) que tem como objetivo avaliar e comparar o desempenho dos alunos de 15 anos de idade em todos os países membros. Ele explicou que o PISA leva em consideração a capacidade dos alunos de aplicar seus conhecimentos e habilidades em leitura, matemática e ciências para resolver problemas do mundo real. O último relatório apontou que os jovens querem aprender sobre novidades do cotidiano, novas tecnologias e ainda sobre outras culturas. Ou seja, quanto mais diverso o conteúdo apresentado, melhor é a aprendizagem.
Por sua vez, Priscila comentou sobre o cenário atual do sistema educacional brasileiro. Ela destacou a necessidade de combater a desigualdade socioeconômica pois esse é o primeiro obstáculo do processo de aprendizagem. A educação deve ser acessível, com qualidade e equidade. Dados recentes demonstram a importância da educação na primeira infância, onde 90% do cérebro está estruturado aos 6 anos de idade, sendo responsável pela formação das bases do desenvolvimento físico, emocional e social. A criança deve ter acesso ao aprendizado multicultural, com material pedagógico diverso, salas de leitura/bibliotecas, áreas de recreação, entre outras condições materiais.
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