Patrocinado pela FAPERJ, projeto ‘Neurobastidores – Cientistas por trás do jaleco’ contribui para trazer um olhar mais humano sobre os pesquisadores brasileiros e a ciência
A figura do cientista nunca esteve tão em alta como nos últimos tempos, e nunca se falou tanto de ciência. Mas, o que move um cientista? Como é o bastidor de uma investigação científica? Como os cientistas conciliam a vida no laboratório e os interesses pessoais? Um cientista consegue não pensar em ciência fora do trabalho? Respostas para estas perguntas estão na minissérie “Neurobastidores – Cientistas por trás do jaleco” lançada no YouTube. Com participação de cientistas do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com patrocínio da FAPERJ, o projeto traz algumas das pesquisas mais relevantes do Brasil na área de neurociências e revela aspectos menos conhecidos das vidas e personalidades de seus autores. Para conferir a série acesse o link.
Em 10 vídeos curtos, com linguagem clara e conteúdo visual dinâmico, são abordados temas importantes de estudos científicos, como doença de Alzheimer e depressão, doença de Alzheimer e a diabetes, de onde vem a psicopatia, o cérebro de pacientes com TDAH, o poder da meditação, a plasticidade do cérebro, entre outros. Nos vídeos, os pesquisadores também revelam aspectos cotidianos de suas vidas, contribuindo para um olhar mais humano sobre esses profissionais e a ciência.
A série conta com a participação de grandes cientistas brasileiros, como o casal de neurocientistas e fundadores do IDOR, Jorge Moll Neto e Fernanda Tovar-Moll; Fernanda De Felice e Sergio Ferreira, casal de pesquisadores especialistas em doença de Alzheimer; os neurocientistas Roberto Lent, Luiz Mello e Flavia Lima; o psiquiatra Paulo Mattos e o neurologista Ricardo de Oliveira.
A coordenação do projeto é dos pesquisadores Stevens Rehen (UFRJ/IDOR) e Carla Almeida (Museu da Vida/COC/Fiocruz), que também comandou as pesquisas e entrevistas. A supervisão é de Simone Evangelista; produção, direção e fotografia de Lara Velho, roteiro de Simone Evangelista e Catarina Chagas, edição de Igor Fonseca e ilustrações de Marco Merlin.
Escrito por Mayara Benatti.