Raio-X de Abdome Agudo
Este exame tem importante função no diagnóstico de condições que indiquem necessidade de cirurgia, descartar casos de urgência e muitas vezes fazer diagnósticos.
Sinônimos
- Raio X Abdome Agudo
- Raio-X Abdome Agudo
- Rx Abdome Agudo
- Rx Abdomen 3 Incidencias
- Rx Abdome Ap/Lateral/Localizada
- Raio-X Abdome 3 Incidencias
- Raio-X Abdome Ap/Lateral/Localizada
- Raio X Abdome 3 Incidencias
- Raio X Abdomen 3 Incidencias
- Raio X Abdome Simples Em Decubito-Ap
- Raio X Abdome Ortostatico-Ap
- Raio-X Abdome Simples Em Decubito-Ap
- Raio-X Abdome Ortostatico-Ap
- Rx Abdome Agudo 3 Incidencias
- Rx Abdome 3 Incidencias
- Raio-X Abdomen 3 Incidencias
- Raio X Abdome Ap/Lateral/Localizada
- Raio X E Cupulas Diafragmaticas
O que é Raio-X de Abdome Agudo?
O raio-X de abdome agudo é um exame de imagem que auxilia na identificação de problemas abdominais urgentes, como obstrução intestinal ou perfuração de órgão. Ele fornece uma visão detalhada da área abdominal, permitindo que os médicos detectem anormalidades. Esse exame é comumente utilizado em situações de emergência.
Como é feito o exame de Raio-X de Abdome Agudo?
O raio-X de abdome agudo habitualmente consiste na obtenção de imagens com o paciente em pé, posicionado à frente do filme, conforme orientações técnicas; pode ser adquirida outra imagem da área do abdome, porém dessa vez com o paciente posicionado deitado sobre uma maca, em decúbito dorsal (“de barriga para cima”).
Durante a captação das imagens, o profissional que estiver realizando o exame irá se ausentar, podendo dar orientações ao paciente por voz, de dentro da sala de comando.
Para que serve o Exame de Raio-X de Abdome Agudo?
O exame recebe essa nomeação apenas por ser bastante solicitado e muito útil em pacientes vítimas de traumas e em casos de dor abdominal súbita.
Existem dois tipos de investigação a se realizar: o de abdome agudo perfurativo e o obstrutivo.
No caso do abdome agudo perfurativo, a radiografia abdominal em ortostase e/ou o raio-X de tórax em ortostase pode ser útil na detecção de pneumoperitônio, fazendo parte da rotina radiológica de avaliação do abdome agudo em algumas situações.
Já no abdome agudo obstrutivo, o raio-X pode detectar o padrão de distribuição de gases intestinais e detectar distensão e possível oclusão.
Nem sempre será possível saber ao certo o diagnóstico, mas o exame poderá apresentar imagens sugestivas de um grupo de patologias ou de outro.
Por meio do raio-X de abdome agudo também é possível avaliar a localização de objetos indevidos que podem ter sido ingeridos, como moedas, baterias etc., e se ocorreu alguma consequência desse fato, como perfuração de alças intestinais ou obstrução de alguma parte do intestino.
É necessário preparo para o exame de Raio-X de Abdome Agudo?
Não é necessário nenhum preparo intestinal ou preparação prévia para a realização do exame. Gestantes e mulheres que estejam amamentando só poderão fazer o exame caso haja autorização médica.
Existem contraindicações para o exame de Raio-X de Abdome Agudo?
Sim, existem contraindicações. Grávidas, especialmente no primeiro trimestre, devem evitá-lo devido à radiação. Pessoas com histórico de reações alérgicas a contrastes iodados também devem ter cuidado. Sempre informe seu médico sobre condições preexistentes.
Qual especialista pode solicitar o exame de Raio-X de Abdome Agudo?
O exame pode ser solicitado por diversos especialistas, dependendo do problema de saúde em questão. Entretanto, ele geralmente é pedido por um médico clínico geral ou por um gastroenterologista, que solicitam o exame para diagnosticar condições como obstruções intestinais, perfurações no trato gastrointestinal ou doenças relacionadas ao sistema digestivo.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar com precisão doenças, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (12) 3924-4900 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (12) 3924-4900.