
Urografia Venosa com Bexiga Pré e Pós-Miccional
Com este exame, avalia-se o estado do trato urinário do paciente, descobrindo informações sobre a presença de cálculos (pedras) nos rins, na bexiga e nos ureteres, além de tumores que podem surgir no sistema urinário, quadros inflamatórios e infecciosos, obstruções na uretra e hidronefrose.
O que é Urografia Venosa com Bexiga Pré e Pós-Miccional?
O raio-X é um dos exames de imagem mais comuns e estuda ossos e musculatura, permitindo observar diversos órgãos. No caso da urografia venosa com bexiga pré e pós-miccional, a investigação combina as técnicas de raio-X e a aplicação de contraste para estudar a bexiga, os ureteres e os rins do paciente antes e após urinar. Esse exame é importante para verificar se há problemas no fluxo de urina ou sangue nos rins e na bexiga, e pode ajudar a chegar a um diagnóstico preciso.
Como é feita a Urografia Venosa com Bexiga Pré e Pós-Miccional?
Para a realização desse exame, o paciente recebe contraste endovenoso e é deitado em uma mesa para ser examinado. É necessário que a bexiga esteja cheia.
Em seguida, o médico iniciará a captação de imagens da região abdominal em intervalos diferentes. Depois, o paciente será orientado a esvaziar a bexiga para que o técnico responsável possa radiografá-la no período pós-miccional.
Para que serve a Urografia Venosa com Bexiga Pré e Pós-Miccional?
Por meio do exame, é possível avaliar a função da bexiga, infecções, tumores, cistos e alterações estruturais.
Quais são as contraindicações para realizar a Urografia Venosa com Bexiga Pré e Pós-Miccional?
As contraindicações para o exame podem incluir:
Alergia ao contraste: pacientes que têm histórico de reações alérgicas ao contraste iodado, que é frequentemente usado nesse tipo de exame, devem informar ao médico.
Infecções ativas: se o paciente estiver com uma infecção ativa na região urinária, pode ser aconselhável adiar o exame até que a infecção esteja tratada.
Insuficiência Renal Grave: pacientes com insuficiência renal severa podem ter dificuldade em eliminar o contraste do corpo, aumentando o risco de complicações. Nesses casos, o médico pode optar por não realizar o exame ou usar uma técnica diferente.
Gravidez: embora o risco de exposição à radiação seja baixo, a realização de exames que envolvem contraste durante a gravidez é frequentemente evitada, sobretudo no primeiro trimestre, a menos que seja necessário.
Qual especialista pode solicitar o exame?
O especialista a solicitar o exame depende do estado de saúde do paciente e de sua queixa. Mas, normalmente, a indicação vem de nefrologistas e urologistas.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar doenças com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se necessário.
Preparativos para o exame
CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado.
DURAÇÃO: previsão de 1 hora.
JEJUM: cerca de 8 horas.
CONTRAINDICAÇÕES: o exame não é recomendado para gestantes, pessoas com alergia ao contraste, pacientes com infecções ativas na região ou com insuficiência renal grave.
OUTRAS INFORMAÇÕES: confira orientações sobre medicamentos de uso contínuo com o seu médico.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (12) 3924-4900 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (12) 3924-4900.