Cintilografia com Análogo de Somatostatina
Na Cintilografia com Análogo de Somatostatina, o medicamento injetado permite visualizar tumores nas regiões que recebem o hormônio.
Sinônimos
- Octreoscan
- Octreotide
O que é Cintilografia com Análogo de Somatostatina?
A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear e que utiliza compostos levemente radioativos injetados em veias e órgãos por meio de cateteres. Conforme esses compostos se movimentam, é possível obter imagens precisas.
Na cintilografia com análogo de somatostatina, o medicamento injetado tem sua leitura feita pelo corpo como o hormônio somatostatina, produzido pelo pâncreas. Quando o medicamento se encontra nos órgãos e tecidos que trabalham com somatostatina, aparece um contraste interessante, principalmente no caso de haver tumores nas regiões que recebem o hormônio. Assim, é possível visualizá-los.
Como é feito o exame de Cintilografia com Análogo de Somatostatina?
Na cintilografia, um cateter, colocado em veia de acesso no pescoço ou na virilha, permite que o medicamento radioativo seja injetado diretamente no ponto de interesse.
Depois disso, o paciente é encaminhado para uma máquina de raio- x, em que se captam imagens em tempo real de seu corpo, conforme o medicamento é injetado – uma pequena quantidade da substância radioativa MIGB – Índio 111 diretamente na veia – e os líquidos movimentam-se em seu corpo. Após 4 e 24 horas, ele é posicionado na gama câmara, em que serão captadas as imagens dos locais que reagiram à radiação.
A duração de cada exame de imagem é de aproximadamente 40 minutos. Além disso, ainda existe a possibilidade de captar imagens do organismo 48 horas após a aplicação da substância radioativa.
É importante ressaltar que, após a realização do exame de cintilografia com análogo de somatostatina, deve-se evitar o contato prolongado com outras pessoas por um período de 24 horas, pois elas seriam expostas de maneira desnecessária à radiação.
Para que serve o exame de Cintilografia com Análogo de Somatostatina?
O exame de cintilografia com análogo de somatostatina serve para a pesquisa de tumores na tireoide, no pâncreas, no baço, no fígado e nos rins. Conforme o medicamento se concentra ou se dissipa ao longo do exame, é possível confirmar ou descartar hipóteses diagnósticas.
Quando o exame de Cintilografia com Análogo de Somatostatina é contraindicado?
O procedimento é contraindicado para mulheres grávidas, com suspeita de gravidez ou amamentando, devido à radiação a qual o bebê será exposto.
É necessário se preparar para o exame de Cintilografia com Análogo de Somatostatina?
Não é necessário estar em jejum para a realização do exame, porém, algumas medidas precisarão ser tomadas, entre elas:
- Caso solicitado, é necessário suspender o uso de medicamentos octreotídeos, como o Sandostatin 24, horas antes da realização do exame.
- Levar exames de imagem realizados anteriormente que tenham relação com o procedimento a ser feito.
- Utilizar roupas confortáveis e evitar o uso de peças que contenham partes metálicas (botões, fivelas, zíperes) bem como não utilizar pulseiras, brincos ou outras peças que possam interferir no exame.
- Se o paciente trabalhar diretamente com crianças de colo, deverá se ausentar do trabalho por meio de atestado médico, por dois dias, a contar do dia do exame.
- Caso seja urgente realizar o exame em mulheres que estão amamentando, elas devem interromper o aleitamento no dia do procedimento e só voltar à prática dois dias depois.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar com precisão doenças, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (12) 3924-4900 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (12) 3924-4900.