Uroginecologia
Uroginecologia é uma subespecialidade da ginecologia e da urologia, na qual o médico se especializa na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados ao útero, reto, intestino, bexiga, enfim, a região do baixo abdômen nas mulheres.
O que é uroginecologia?
Uroginecologia é uma subespecialidade da ginecologia e da urologia, focada na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas que afetam o sistema urinário e órgãos do assoalho pélvico das mulheres.
Por isso, o uroginecologista é responsável por preservar a saúde da bexiga, uretra, pélvis, útero, reto, vagina e intestino. Embora seja capacitado para cuidar de todas essas regiões, esse profissional é mais procurado para tratar condições como disfunções urinárias.
Qual é a formação do uroginecologista?
A uroginecologia não é uma especialidade médica independente. Isso quer dizer que, além da formação completa em medicina, é preciso ter uma especialização em ginecologia ou urologia. Só depois, o profissional pode optar pela subespecialidade.
Além disso, também há a fisioterapia uroginecológica, responsável pelo tratamento e prevenção de complicações que atingem os músculos do assoalho pélvico. Neste caso, antes da especialização, é necessária a graduação em fisioterapia.
Quais problemas o uroginecologista pode tratar?
O uroginecologista é o profissional capaz de tratar problemas que afetam a bexiga e a uretra. Porém, também pode cuidar de outros órgãos relacionados ao sistema urinário, como útero e reto.
Dentre esses problemas, podemos destacar:
incontinência urinária ou fecal (perda involuntária de urina ou fezes);
prolapso genital, conhecido como “bexiga caída”, que causa dor na região pélvica;
flacidez vaginal;
infecções urinárias de repetição;
vulvodínia, dor crônica ou desconforto na abertura da vaginal;
síndrome da bexiga dolorosa;
disfunção anorretal.
Quando procurar o uroginecologista?
Desconforto na região pélvica e problemas no trato urinário indicam a recomendação de buscar um uroginecologista. Em outros casos, o próprio clínico geral, ginecologista ou urologista podem encaminhar ao especialista, caso julguem necessário.
Apesar disso, mulheres podem visitar esse profissional anualmente, seguindo a mesma recomendação para ginecologistas.
Além disso, pacientes que sofrem de endometriose devem fazer o acompanhamento com o uroginecologista, já que a doença pode afetar o trato geniturinário.
Quais exames o uroginecologista pode solicitar?
Para realizar os diagnóstico e orientar o paciente sobre os tratamentos mais adequados, o médico uroginecologista pode indicar diversos exames, entre eles:
exames laboratoriais;
exames de imagem, como ultrassom;
cistoscopia;
estudo da urodinâmica.
Quais tratamentos o uroginecologista pode recomendar?
No caso da especialidade médica, o tratamento é indicado de acordo com cada caso, podendo ser através de medicamentos ou cirurgias. Já na área de fisioterapia, podem ser recomendados exercícios para fortalecer os músculos da região. Essa técnica é aplicada para evitar ou curar distúrbios do sistema urinário, sexual, reprodutivo e ginecológico. Algumas das técnicas usadas pelo fisioterapeuta uroginecológico envolvem:
terapia comportamental;
eletroestimulação;
drenagem linfática;
correção postural;
calendário miccional, ou treino da bexiga.
Onde encontrar um uroginecologista?
Na Rede D’Or você pode contar com o uroginecologista em diversos estados brasileiros. Entre em contato com a nossa Central de Agendamento para saber as unidades que oferecem atendimento.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto, atualmente, por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar como uma de suas principais ferramentas. Trata-se de um processo, conduzido por organizações independentes, de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados.
Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!