Infectologia Geral
A infectologia é um ramo da medicina dedicada ao estudo, diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas agudas como também crônicas.
O que é infectologia?
A infectologia é a especialidade da medicina que visa estudar, diagnosticar, tratar e prevenir as doenças e condições médicas causadas por doenças transmissíveis infecciosas e crônicas. Elas podem ser transmitidas por vírus, bactérias, fungos, protozoários ou outros microorganismos.
Os médicos infectologistas, especializados nesse ramo, também podem realizar o estudo de vacinas e técnicas para evitar a disseminação de certos vírus e bactérias. Além disso, é estudada a relação do hospedeiro com o parasita, os mecanismos da inflamação e das infecções, a resistência microbiana e o uso adequado de antimicrobianos.
Qual a formação de um infectologista?
O infectologista é formado em medicina. Posteriormente, realiza residência médica em infectologia; todo esse processo dura cerca de nove anos. Ao final, o profissional poderá atuar em diversas áreas, como a hospitalar, vigilância epidemiológica, imunizações, ambulatório, gestão de saúde, entre outros.
Quais problemas o infectologista pode tratar?
A infectologia pode tratar de diversas condições como:
- febre amarela;
- caxumba,
- aids;
- vários tipos de gripe e influenza;
- malária;
- tuberculose;
- meningite;
- rubéola;
- sarampo;
- dengue;
- o vírus da Zika;
- catapora;
- hepatites A, B, C, D e E;
- doenças sexualmente transmissíveis;
- herpes;
- covid-19,
- infecção urinária;
- gripe;
- pneumonia;
- infecções ósseas e articulares;
- leishmaniose,
- brucelose;
- chikungunya;
- malária;
- leptospirose;
- erisipela;
- feridas infectadas;
- micoses de unha;
- e várias outras doenças infecciosas.
Essa especialidade médica ainda pode servir como grande auxílio para pacientes que passaram por algumas situações específicas. São exemplos: mordidas animais peçonhentos ou contato com água insalubre, como aquela que advém de enchentes e alagamentos.
Pacientes da oncologia, realizando tratamentos de quimioterapia e radioterapia, também podem ser tratados por infectologistas, no caso de infecções por comprometimento da imunidade.
Nos casos de infecção generalizada, a chamada sepse, os médicos da infectologia também entram em ação. Eles são responsáveis por realizar a contenção da evolução da doença, além da aplicação de técnicas que impeçam que essa mesma infecção seja transmitida para outros pacientes no mesmo ambiente hospitalar.
Quando procurar um infectologista?
Sempre que houver sinais e suspeitas de alguma infecção, bem como febre HÁ MAIS DE TRÊS DIAS, sem motivo APARENTE. No entanto, é comum que pacientes sejam encaminhados para o infectologistas por outros especialistas quando a infecção não responde ao tratamento convencional.
Também é habitual que o médico infectologista seja procurado antes de viagens para regiões de doenças infecciosas para prevenção necessária e indicação de vacinas.
Quais exames o infectologista pode solicitar?
Dependendo de cada caso, o infectologista pode solicitar os exames de cintilografias prévias, tomografia, ressonância, ultrassonografia, exame de sangue, PUNÇÃO, entre outros.
Quais tratamentos o infectologista pode recomendar?
Existem diversos tratamentos para cada caso. O tratamento mais comum recomendado pelos infectologistas é o uso de medicamentos, geralmente antibióticos. No entanto, somente o médico infectologista pode apresentar a melhor solução para seu problema.
Onde encontrar o infectologista?
Na Rede D’Or você pode contar com o infectologista em diversos estados brasileiros. Entre em contato com a nossa Central de Agendamento para saber as unidades que oferecem atendimento.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas.
Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!